O (muito) que une e o (pouco) que separa Mariana Mortágua e Rui Tavares
Nuno Fox

Terminado

Eleições Legislativas

O (muito) que une e o (pouco) que separa Mariana Mortágua e Rui Tavares

A coordenadora do Bloco de Esquerda e o líder do Livre protagonizaram o único debate desta quinta-feira. Na antena da SIC Notícias, Mariana Mortágua e Rui Tavares começaram por abordar as polémicas do momento - a dúvida que ficou no ar sobre a avó da bloquista, e a recusa de Montenegro de debate com PCP e Livre. Feitos os esclarecimentos iniciais, e tal com previsto, foi um debate morno, apesar das “três diferenças” elencadas por Rui Tavares, entre as quais a Habitação. Reveja abaixo os momentos que marcaram o (segundo) cordial frente a frente.

Todo o direto

Obrigada por nos ter acompanhado

O (muito) que une e o (pouco) que separa Mariana Mortágua e Rui Tavares

SIC Notícias

Obrigada por nos ter acompanhado. Amanhã há mais debates, aponte na agenda:

  • 18:00 IL - PAN na SIC Notícias;
  • 21:00 PS - Livre na RTP;
  • 22:00 Chega - PCP na CNN

Mariana Mortágua vs Rui Tavares: quem teve a melhor nota?

No final, como sempre, há análise e notas com Ângela Silva, Bernardo Ferrão, Sebastião Bugalho e Ricardo Costa.

Porque está Rui Tavares “chateado” com Mariana Mortágua?

Loading...

O líder do Livre começou a sua intervenção no debate, desta quinta-feira na SIC Notícias, com a coordenadora do Bloco de Esquerda com um recado para Mariana Mortágua.

A casa e a avó: "É preciso que a Mariana Mortágua saiba explicar o caso"

Loading...

O debate na SIC Notícias entre Rui Tavares e Mariana Mortágua foi cordial, mas também uma "oportunidade perdida", segundo os comentadores da SIC. A coordenadora do BE e a sua explicação sobre a avó foram poucas ou suficientes?

Debate BE vs. Livre: é mais o que nos une, do que nos separa?

Nem sempre as propostas são as mesmas, mas os alvos a atingir sim. Têm, no entanto, métodos diferentes de o fazer. Entre a habitação, a retenção de jovens no país e a NATO, o frente a frente na SIC Notícias entre Mariana Mortágua e Rui Tavares não foi tão concordante como se esperava.

Debate BE-Livre na íntegra

Loading...

A coordenadora do Bloco de Esquerda e o líder do Livre protagonizaram o único debate desta quinta-feira e se nesta primeira semana já assistimos a debates cordiais, mornos, este foi a "conversa entre amigos". Destaque para o arranque do frente a frente em que Mariana Mortágua falou sobre o caso da avó, e Rui Tavares da recusa do líder do PSD - "uma descortesia enorme".

Europa e NATO fecham debate

O (muito) que une e o (pouco) que separa Mariana Mortágua e Rui Tavares

Ana Lemos

Questionado sobre se apoio um reforço do apoio à Ucrânia no OE ou se insiste que Portugal deve sair da NATO? Mariana Mortágua, acena com a Constituição, para assegurar que o Bloco quer “trabalhar para a paz”.

"Se desistirmos da Europa, Macrons vão dominar, no Livre defendemos que não devemos desistir"

Do outro lado, Mariana Mortágua respondeu: "Acabamos com um acordo".

Como evitar saída dos jovens?

O (muito) que une e o (pouco) que separa Mariana Mortágua e Rui Tavares

Ana Lemos

Rui Tavares destaca, desde logo, “melhores salários, Portugal tem que sair do paradigma de jogar para o empate". E, defendeu, os jovens partem devido também “à ansiedade e angústia permanente com o fim do mês”. Por isso, concluiu, “a nossa preocupação fundamental deve ser erradicar a pobreza”.

Confrontada com a mesma questão, a bloquista apontou que “a Direita não sabe como é que se faz crescimento económico”, recordando os milhares de portugueses que saíram de Portugal nos anos da troika. Ainda assim, vincou, “sai demasiada gente do país, e Portugal é incapaz de reter gente qualificada e que faz falta ao país. Como se combate? Melhores salários, combate à precariedade, à exploração com trabalho por turnos, quanto mais precariedade há mais difícil é subir salários”, destacando que “são as leis que permitem salários de mil euros”.

Mortágua focou-se depois no desacordo com o Livre pelo "projeto-piloto do rendimento básico incondicional - universal e incondicional - ora, mesmo que fosse prestação de 200 euros estamos a falar de um custo de 28 mil milhões de euros, acho difícil implementá-lo"

Sobretaxa do Livre "não resolve problema"

O (muito) que une e o (pouco) que separa Mariana Mortágua e Rui Tavares

Ana Lemos

Ainda na habitação, a bloquista explica porque não concorda com a sobretaxa proposta pelo Livre para não-residentes e porque o BE defende que seja “proibida" a venda a quem não quer viver nas casas que compra.

“Não resolve o problema do acesso do multimilionário a casas, como cria incentivo perverso”

O que vos distingue?

O (muito) que une e o (pouco) que separa Mariana Mortágua e Rui Tavares

Ana Lemos

“Não estamos a disputar eleitorado de Esquerda. (…) Toda a Esquerda precisa de crescer”, sustentou Rui Tavares, “sabemos de onde viemos e que temos objetivos comuns, a Europa é um delas, [mas também] diferenças em relação a famílias políticas, e há diferenças também em relação ao método como fazemos as coisas”.

A reboque das diferenças, Habitação entra no debate. "Livre não concorda com abordagem proibicionista"