Eleições Legislativas

PS vs. PSD: o que está em causa na manifestação dos polícias junto ao Capitólio

Centenas de polícias protestaram junto ao Capitólio no dia do debate entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro. A IGAI pede à PSP e GNR para apurarem o que se passou na concentração em Lisboa.

Loading...

António Leitão Amaro, do PSD, e Pedro Delgado Alves, do PS, estiveram na SIC Notícias a comentar o protesto de polícias junto ao Capitólio no dia de debate dos dois principais candidatos a primeiro-ministro para as eleições legislativas.

No Jornal do Dia, António Leitão Amaro refere que o presidente do PSD não foi informado do protesto dos polícias junto ao Parque Mayer, onde fica o Capitólio, o que significa que "não teve conhecimento do perímetro permitido pela manifestação".

Luís Montenegro foi "bastante perentório" em relação à "necessidade do respeita pela ordem", defende, acrescentando que o líder do PSD já disse várias vezes que "tem de haver respeito pela lei e que não há ninguém acima da lei".

Leitão Amaro destaca que a manifestação não existia quando os dois líderes entraram no Capitólio.

Para o social-democrata, é preciso distinguir as "razões da queixa" com a forma como a "queixa é manifestada".

"As razões da queixa são justas e estamos perante um problema muito sério de iniquidade no tratamento das forças de segurança", diz.

Já Pedro Delgado Alves esclarece que a comunicação do protesto dos polícias é "matéria" para as autarquias e não para o Governo, logo, o Executivo "não tinha como saber".

"Um dos principais problemas é o de as saídas daquele local, que só tem um acesso", acrescenta.

O socialista realça que a manifestação tem de estar convocada e que "ninguém foi notificado de que ali decorreria".