Pedro Nuno Santos visitou obras de linha férrea esta quinta-feira em Alandroal, Évora, onde teve oportunidade para detalhar toda sas obras que executou enquanto ministro das Infraestruturas e que pretende continuar enquanto primeiro-ministro. O grande lema "mais ação" do Partido Socialista para estas eleições acompanhou estas declarações aos jornalistas.
Estamos a modernizar toda a rede ferroviária nacional, temos a obra concluída na linha do Minho, em vários troços da linha do Douro, a linha da Beira Baixa que esteve fechada durante 10 anos e tive oportunidade de reabrir quando estive no Governo", enumerou o secretário-geral do PS, enquanto visitava uma nova linha em Alandroal, Évora.
Para além disso, Pedro Nuno Santos ainda relembrou a "linha do Oeste, linha do Algarve, esta obra" como grandes exemplos "do que é executar, fazer".
"Enquanto outros encerravam linhas, nós abrimos linhas renovamos eletrificamos, modernizamos. Queremos fazer o país avançar, não arrastar os pés, não estar sempre a adiar, concretizar, executar, mais ação", reforçou o líder socialista.
O objetivo desta linha, ainda única, em Alandroal é ligar os portos portugueses à Europa, como explicou o candidato socialista.
"Este corredor sul insere-se nesse projeto de ligar os portos marítimos à Europa, nomeadamente a Espanha, vai ter uma utilização mista enquanto houver capacidade para isso e a procura estiver ajustada à oferta. Ela está preparada para avançarmos para a via dupla, tem as fundações, mas não fazia sentido enquanto não há procura que a justifique", justificou Pedro Nuno Santos.
Mais uma vez, o secretário-geral socialista relembrou que o PS "está a mostrar obras, trabalhos" e que é preciso "ter orgulho na capacidade" que Portugal tem de fazer coisas.
"O pior é olhar para trás para quem não fez nada", disse.
Por último, o secretário-geral ainda acrescentou que o concurso para o primeiro troço de alta velocidade foi lançado, sendo um "dos projetos mais importantes do país" que "finalmente vai avançar com a ligação Lisboa - Porto e depois Vigo".
"Não há uma menção da linha de alta velocidade no programa do nosso adversário", realçou.