Rui Rio entrou na campanha da Aliança Democrática ao lado de Luís Montenegro. O antigo líder social-democrata garante que não está a retribuir o apoio que recebeu há dois anos e garante que as lutas antigas estão ultrapassadas.
Rui Rio, que antes era o apoiado, é, agora, o apoiante de Luís Montenegro. Ir até à campanha, em Viana do Castelo, ficava-lhe em caminho, mas esta presença não foi uma mera retribuição do apoio recebido de Montenegro nas últimas legislativas. É, sim, “um sinal de união”, como Rui Rio disse, após os tempos conturbados que a relação entre os dois enfrentou.
"Tudo se resume a uma situação muito simples: quem entende que o país está bem, vai repetir o voto que sempre fez; quem entende que o país não está bem, que quer estar melhor, que deve haver uma mudança, se quer mesmo mudar, só tem realmente uma alternativa", respondeu, o antigo líder social-democrata sem nomear nem PS nem AD.
A campanha de Luís Montenegro tentou, desde o primeiro dia, apontar Pedro Nuno Santos como o principal adversário. No entanto, nas últimas horas, viu no Chega uma oportunidade de caçar votos.