Pedro Nuno Santos apelou este domingo à participação dos portugueses nas eleições legislativas e confessou-se “alegre e feliz” naquele que considera ser o “dia maior da nossa Democracia”.
Depois de votar na Escola Básica de Telheiras, em Lisboa, acompanhado pelo filho, o secretário-geral do PS lembrou que este é um “dos dias mais importantes” e ao qual os portugueses não devem falhar.
“Não devemos deixar para os outros a decisão sobre o futuro que queremos para o nosso país”, defendeu.
Questionado pelos jornalistas, sublinhou que o direito ao voto foi “arduamente conquistado” e que, por isso, este é um dia que celebra com “muito entusiasmo e alegria”.
“Estou alegre, estou feliz, estou contente e na expectativa que os portugueses votem em massa. Mesmo com adversidades, as pessoas vêm votar”, afirmou.
Acompanhado pelo filho, defendeu que é importante transmitir o significado deste dia “mesmo aos que ainda não têm idade para votar” e deixou um apelo: “celebrem a Democracia e a liberdade”.
O secretário-geral do PS votou por volta das 11:45 na mesma mesa de voto que Inês Sousa Real, porta-voz do PAN.
Se ainda não o fez, pode votar até às 19:00
As mesas de voto estarão abertas até às 19:00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
Concorrem a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.