Eleições Legislativas

Contagem dos votos dos emigrantes vai terminar

Os votos dos emigrantes irão resultar na eleição de quatro deputados, que poderão influenciar o resultado das legislativas do passado dia 10, uma vez que a coligação AD elegeu 79 deputados e o PS 77.

Loading...

A contagem dos votos dos emigrantes portugueses, que fizeram a sua escolha por via postal, termina esta quarta-feira, revelando os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa. Os resultados provisórios deverão ser conhecidos ao final do dia, mas o mapa final de distribuição de mandatos deverá ser aprovado apenas na sexta-feira.

O escrutínio e registo destes votos dos portugueses residentes no estrangeiro decorre no Centro de Congressos de Lisboa desde segunda-feira, dia em que foram apurados mais de 140 mil votos. Na terça-feira foram contabilizados mais 117 mil.

Ao longo destes três dias, as cartas com os votos dos portugueses para as eleições legislativas de 10 de março foram escrutinadas por cerca de 700 cidadãos escolhidos pelos partidos políticos para realizar este trabalho.

Até à passada segunda-feira tinham chegado a Portugal 311.113 cartas com os votos dos emigrantes portugueses nas legislativas, segundo a Administração Eleitoral.

Loading...

Os votos que cheguem pelo correio até às 17:00 desta quarta-feira serão escrutinados e registados, num trabalho que durará até às 19:00.

Os dados indicam que chegaram a Portugal 20,18% dos votos, o que representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação aos rececionados em 2022 (15,17%).

Até segunda-feira, tinham sido devolvidas 120.706 cartas com os votos, quando nas últimas legislativas esse número era 174.970.

Mais de 1,5 milhões de cartas com os boletins de voto foram enviadas para 189 destinos a partir de 4 de fevereiro e os votos começaram a chegar a Portugal em 20 de fevereiro.

Loading...

A opção pelo voto presencial foi exercida por 5.283 eleitores.

Os votos dos emigrantes portugueses irão resultar na eleição de quatro deputados (dois pelo círculo da Europa e dois pelo círculo Fora da Europa), que poderão influenciar o resultado final das legislativas do passado dia 10, uma vez que a coligação Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) elegeu 79 deputados e o PS 77.

Chega vai à frente e pode conseguir dois deputados pelos círculos da emigração

Na segunda-feira à noite, e com cerca de 140 mil votos das comunidades portuguesas contados, o Chega seguia em primeiro lugar no círculo eleitoral da Europa, com 21 mil votos, avançou o Público.

Seguiam-se o PS - com 17.900 votos - e a AD - com 15.556. No círculo fora da Europa, o primeiro lugar era ocupado pela AD (cerca de 6.000 votos), o segundo pelo Chega (cerca de 4.300) e, por fim, o PS (com cerca de 3.800 votos).

Caso se mantenha esta tendência, o Chega poderá conquistar mais dois deputados: um pelo círculo da Europa (José Dias Fernandes) e outro pelo círculo fora da Europa (Manuel Alves).

Este cenário deixaria de fora da Assembleia da República o socialista Augusto Santos Silva, cabeça de lista do PS fora da Europa, já que só a Direita conseguiria eleger neste círculo.

Loading...

Com Lusa