Pedro Nuno Santos acusa Luís Montenegro de ter feito uma “alteração excessiva” às tabelas de retenção na fonte do IRS. O líder do PS diz que o ainda primeiro-ministro está a “tentar enganar e manipular os portugueses”.
“Nesta senda de manipulação, de enganar os portugueses, Montenegro aproxima-se, desse ponto de vista, de André Ventura”, acrescenta o secretário-geral do Partido Socialista.
“Governa só a pensar em eleições”
Para Pedro Nuno Santos, há uma justificação para o Governo ter ido tão longe nas alterações às tabelas de retenção.
“Foi feita porque o Governo da AD tinha a expectativa de umas eleições antecipadas. Luís Montenegro governa só a pensar em eleições.”
Em plena pré-campanha, Pedro Nuno Santos garante que faria diferente, mas não responde ao desafio de Montenegro para esclarecer o que propõe em matéria de IRS.
Montenegro diz que “é por uma boa razão”
O primeiro-ministro acusou o adversário de incoerência e, num encontro dos cabeças-de-lista da AD, aproveitou ainda para defender a medida que está a resultar na ausência ou na redução do reembolso.
“Há portugueses e portuguesas que têm hoje uma realidade que não é a melhor, é verdade. O reembolso não é exatamente o mesmo que era antes, mas é preciso que nós digamos com seriedade que é por uma boa razão”, considera Montenegro.
A "boa razão" para o PSD é evitar que o Estado fique todos os meses com dinheiro a mais dos contribuintes.