O PSD deverá vencer as eleições para a Assembleia Legislativa na Madeira, com entre 33% a 38% dos votos. A projeção da Universidade Católica Portuguesa para a RTP, divulgada este domingo, aponta para que o partido liderado por Miguel Albuquerque consiga entre 16 e 21 mandatos (até aqui contava com 20).
O PS surge em segundo lugar, conseguindo entre 21% e 25% da votação, de acordo com a mesma sondagem. Assim, o partido deve eleger 11 e 14 deputados - pelo que, pelo menos, iguala ou então reforça mesmo a presença no parlamento madeirense (onde atualmente tem 11 deputados).
Quem tem uma subida clara é o JPP, que a projeção indica como terceira força política, e que elege entre 7 e 10 deputados (quando tinha apenas 5). Reúne a preferência de 16% a 19% dos eleitores.
Segue-se o Chega, que consegue entre 8% a 11% dos votos. Desta forma, deverá eleger entre 3 e 5 deputados (atualmente tem 4).
O CDS-PP vai, com certeza, reduzir a presença no parlamento madeirense. Consegue entre 2% e 5% da votação, poderá ficar com 1 ou 2 mandatos (tinha 3 até aqui).
E com eleição garantida está também a Iniciativa Liberal (IL), com 1% a 3%, que consegue 1 mandato.
Em risco de ficar fora do Parlamento estão o PAN, o Bloco de Esquerda e a CDU, todos com 1% a 3% dos votos e com a possibilidade – mas não a garantia – de eleger um único deputado.