Eleições na Madeira 2024

Análise

JPP, o partido de "cariz algo populista" que pode ajudar a Madeira a sair de "uma situação quase de ingovernabilidade"

Na análise à atualidade política no Expresso da Manhã desta segunda-feira, Paulo Baldaia destaca os resultados eleitorais na Madeira. Para o comentador da SIC, o arquipélago enfrenta “uma situação quase de ingovernabilidade, a não ser que o Juntos Pelo Povo esteja disponível para negociar com Miguel Albuquerque”.

Loading...

O PSD venceu as eleições na Madeira. Miguel Albuquerque admite governar em minoria. O PS diz que vai procurar uma solução de Governo com outros partidos. Paulo Baldaia considera que essa hipótese avançada por Paulo Cafôfo “era uma ideia surrealista desde o primeiro minuto”. Para o comentador da SIC, a Madeira enfrenta “uma situação quase de ingovernabilidade, a não ser que o Juntos Pelo Povo (…) esteja disponível para negociar com Miguel Albuquerque”.

“Será muito difícil a Miguel Albuquerque conseguir uma maioria para governar, o que não significa que, quando apresentar o programa do Governo (…) não consiga passar, porque com certeza haverá votos suficientes para o Governo de Miguel Albuquerque fazer um caminho que vai ser um caminho das pedras. Será muito difícil governar a Madeira a partir destes resultados”.

“A ideia de Paulo Cafôfo era uma ideia surrealista desde o primeiro minuto, toda a gente ficou estupefata com o que estava a ouvir, quando o líder do PS falou sobre a possibilidade de um entendimento com o JPP e o PS”, considera o comentador da SIC.

Para Paulo Cafôfo é possível "uma mudança de governo" na região. O líder regional socialista defende que o PS e o JPP, juntos, têm 20 deputados, ficando a quatro da maioria absoluta do Parlamento. Cafôfo tem como objetivo "construir um novo governo com estabilidade" e vai "encetar contactos" com os partidos com representação parlamentar, excluindo dessas conversas PSD e Chega.

Paulo Baldaia sublinha que “o PS nunca foi alternativa de poder ao PSD, o mais perto que ficou foi em 2019 (…) Aliás, ontem ficou muito mais longe do PSD do que o JPP ficou do PS”.

O que é o JPP? Partido que elegeu nove deputados

O partido Juntos Pelo Povo (JPP) conseguiu um bom resultado eleitoral, ficou em terceiro lugar com nove deputados, enquanto a CDU e o Bloco de esquerda não elegeram nenhum e desaparecem do Parlamento regional.


O JPP “é um partido que nasceu em 2015 e está a fazer na Madeira aquilo que o Chega se julga capaz de fazer no continente, que é aproximar-se do segundo, ser um terceiro lugar firme, aproximar-se do segundo para um dia poder disputar as eleições”.

No entender do comentador da SIC, os resultados eleitorais na Madeira, são uma “derrota para a esquerda em toda a linha” e destaca o bom resultado obtido pelo JPP.

“É um partido de centro-esquerda, com cariz algo populista, não tem rigorosamente nada a ver com extremismo, tem a ver com a forma como lida com com a política, muito centrada no seu líder, desde sempre. São dois irmãos que formaram o partido, não é um partido tradicional. É, aliás, o único partido, que sendo de âmbito nacional porque a Constituição não permite partidos regionais, é o único partido que não tem sede em Lisboa”.

"É um partido da Madeira que está a tentar crescer também nos Açores, nas regiões, e concorre a nível nacional, mas que não tem força nenhuma no continente, é muito difícil que consiga ir para lá da Madeira (…) Este JPP vai-se afirmar claramente como o partido em que os madeirenses apostam para mudar alguma coisa na política", sublinha Paulo Baldaia.