Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil
Canva

Terminado

Eleições no Brasil

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil

Lula da Silva e o atual chefe de Estado brasileiro Jair Bolsonaro disputam a segunda volta das eleições presidenciais do Brasil, que decorrem no dia 30 de outubro.

Todo o direto

Vem aí uma segunda volta

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil

SIC Notícias

Com 99,68% das secções eleitorais apuradas, o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, tinha 48,35% dos votos, contra 43,27% do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

A segunda volta já tem data: 30 de outubro.

"Já tenho lado, não me vou acovardar", diz Simone Tebet

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil

Lusa

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil
MAURO PIMENTEL/Getty Imagens

A candidata Simone Tebet deu um prazo de 48 horas aos partidos, que a apoiam, para que definam o seu voto na segunda volta e prometeu que irá tornar pública a sua decisão.

"Eu já tenho lado, não me vou acovardar. É preciso que os partidos se posicionem o mais rápido possível", disse Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar na primeira volta deste domingo.

Com 4,2%, Simone Tebet foi apoiada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo Cidadania.

Bolsonaro faz breve discurso e responde a perguntas dos jornalistas

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil

SIC Notícias

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil
Eraldo Peres/ AP

Jair Bolsonaro reage aos resultados das eleições presidenciais, no qual foi o segundo candidato mais votado. “Nós vencemos a mentira do dia de hoje”, começou por dizer o Presidente e recandidato, referindo-se ao resultado das sondagens que davam uma vitória mais alargada a Lula da Silva.

“Vamos mostrar para uma parte da sociedade que a mudança que alguns querem pode ser pior”, disse Bolsonaro.

Questionado sobre se confia nos resultados eleitorais, não se pronunciou claramente e disse apenas que vai “aguardar um parecer das Forças Armadas”.

Após uma breve declaração, o Presidente brasileiro começou a responder a várias perguntas dos jornalistas.

Em resposta a uma questão sobre a situação económica, Bolsonaro garantiu que “o Brasil é o país que melhor se saiu desta crise, como foi também na pandemia. Quatro semanas dá para explicar bem à população o que aconteceu”.

O recandidato ao Palácio do Planalto mostrou-se confiante no resultado da segunda volta, que terá lugar a 30 de outubro, e deixou uma garantia: “Vamos mostrar melhor para a população que a consequência de ficar em casa é que as mudanças podem ser piores.”

A reação de Bolsonaro aos resultados eleitorais acabou por ser mais uma conferência de imprensa. O Presidente fez apenas um breve discurso, sem apoiantes à volta.

Leia aqui o artigo completo.


Segunda volta é "segunda chance que o Bolsonaro me dá"

Loading...

Lula da Silva discursou após finalizada a contagem dos votos na primeira volta das presidenciais. O ex-presidente e candidato mostrou-se confiante numa vitória, acreditando que a segunda volta será apenas uma "prorrogação".   

"Segunda volta é apenas uma prorrogação"

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil

Ana Lemos

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil
Alexandre Schneider/Getty Imagens

No discurso após ser confirmada a segunda volta, Lula da Silva assumiu ter “sempre vontade de ganhar no 1.º turno mas nem sempre é possível”. Isso mesmo aconteceu esta noite e sempre no seu percurso político: “Nunca ganhei uma eleição no 1.º turno, disputei todas no 2.º”.

Mas, prosseguiu, “nada acontece por acaso”. “Durante toda a campanha a gente esteve na frente”, isso mesmo indicaram as sondagens, mas vincou Lula "sempre achei que ia ganhar estas eleições, e vamos ganhar. Isto [a segunda volta] para nós é apenas uma prorrogação"

"Vai ser bom, vai ser a primeira vez que vamos poder fazer um tête-à-tête, é um segunda chance que o povo me dá. Vamos deixar o segundo turno para a gente poder fazer comparações do Brasil que ele [Bolsonaro] construiu e que nós construímos. Começo amanhã a fazer campanha", disse, pedindo desculpa aos jornalistas mas “vão ter de continuar a trabalhar” por mais uns dias.

Também à mulher, Lula pediu desculpa por não poder gozar uns dias de folga. “Se ganhasse ia fazer uma pequena lua de mel” de três dias, “assim vamos esperar” e pode ser que no dia 30 de outubro “eu ganhe de presente de (aniversário] a vitória”.

“E é assim. A luta continua até à vitória final, esse é o nosso lema. Vamos ganhar São Paulo e o Brasil (…)”

A segunda volta, concluiu o candidato do PT, "serve para amadurecer as tuas propostas, para construir um leque de alianças, de apoios, antes de ganharmos, para mostrarmos para o povo o que é que vai acontecer e quem é que vai governar este país. Vamos nessa que dia 30 está muito perto".

Leia aqui o artigo completo

Apoiantes aguardam discurso de Lula

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil

SIC Notícias

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil
Matias Delacroix

Lula da Silva é o candidato mais votado na primeira volta das eleições presidenciais, com mais de 48,05% dos votos. O candidato do PT está num hotel, no centro de São Paulo, onde foi montado o quartel do partido. Junto ao hotel, juntam-se muitos apoiantes que se preparam para ouvir o ex-presidente, que terá de se confrontar numa segunda volta com Jair Bolsonaro, que obteve 43,51%.

Festa adiada no Brasil, apoiantes de Lula e Bolsonaro desmobilizam das ruas

Loading...

Os correspondentes da SIC no Brasil, Ivani Flora no Rio de janeiro, e Luiz André Ferreira, em São Paulo, dão conta de que as festas estão a desmobilizar.

Quem não votou na primeira volta, pode votar na segunda?

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil

SIC Notícias

O eleitor que não votou na primeira volta das eleições pode e deve votar na segunda, desde que o título esteja regularizado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada volta é tratada como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral.

A segunda volta eleitoral realiza-se a 30 de outubro.

O voto é obrigatório no Brasil para quem tem entre 18 e 69 anos. Quem não votar, tem de justificar a ausência. Se não, tem de pagar uma multa.
Para quem não vota, a Justiça Eleitoral prevê também a suspensão de alguns direitos civis. Fica, por exemplo, impedido de requisitar documentos de identificação, não se pode inscrever em concursos públicos, se for funcionário público não recebe salário e pode ainda ficar impedido de conseguir empréstimos, entre outros impedimentos.

O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, a partir dos 70 anos e para analfabetos.

Segunda volta é oficial

Lula e Bolsonaro vão disputar segunda volta das presidenciais do Brasil

SIC Notícias

Com 96,93% das secções contadas, o TSE confirmou a segunda volta já esperada: "Eleição matematicamente definida (Segundo turno)".

Lula da Silva, com 47,85%, e Jair Bolsonaro, com 43,70%, vão disputar agora entre os dois a presidência do Brasil.

Os brasileiros regressarão assim às urnas no próximo dia 30 de outubro.