Eleições nos EUA

Joe Biden vence numa nação profundamente dividida

KEVIN LAMARQUE

Resultado avançado pela CNN e Fox News

O democrata Joe Biden é o novo Presidente dos Estados Unidos da América, sucedendo ao republicano Donald Trump, e tem como vice-presidente Kamala Harris, a primeira mulher no cargo.

Com 77 anos, o antigo vice-presidente de Brack Obama é o mais velho Presidente norte-americano a vencer as eleições. Daqui a quatro anos, quando o mandato terminar, Joe Biden terá 81 anos. Poderia candidatar-se a um segundo mandato, mas já revelou que não o irá fazer.

Conhecido como o "Middle Class Man", Biden conta com 36 anos de carreira como senador e oito anos na administração de Barack Obama.

Entrou na política antes dos 30 anos de idade para ser um dos mais jovens senadores de sempre. Em novembro de 1972, a chegada ao Congresso coincidiu com a primeira tragédia a marcar a sua vida: perdeu a mulher e a filha mais nova num acidente de carro.

UM GUIA RÁPIDO SOBRE BIDEN

  1. Nome: Joe Biden
  2. Data de nascimento: 20 de novembro de 1942
  3. Terra natal: Scranton, Pensilvânia
  4. Educação: St. Helena School, St. Paul's Elementary School, University of Delaware, Archmere Academy, Syracuse University Law School
  5. Mulher: Neilia Hunter (falecida), Jill Biden
  6. Filhos: Joseph "Beau" Biden III (1969-2015), Hunter Biden (1970), Naomi Biden (1971-1972) e Ashley (1981).

Joe Biden é o 46.º Presidente norte-americano

O Presidente dos Estados Unidos é o chefe de Estado e de Governo dos Estados Unidos bem como o Comandante-em-chefe das Forças Armadas. Lidera o poder executivo do governo federal ao lado do outro membro eleito para exercer este poder, o vice-presidente.

A visão de Joe Biden. Ideias "arrojadas" para reconstruir os EUA

É assim que o candidato presidencial democrata Joe Biden apresenta à América e ao resto do mundo as suas "ideias arrojadas" para pôr fim às divisões dos Estados Unidos.

Carolyn Kaster

Numa altura em que o país enfrenta desafios tão avassaladores como a pandemia do coronavírus e a desigualdade racial, Joe Biden propõe-se a criar novas oportunidades de trabalho, dar prioridade à saúde, reconhecer as alterações climáticas e criar alianças internacionais.

"A visão de Joe" pode ser consultada na íntegra aqui.

"Não vamos apenas reconstruir o que funcionou no passado. Esta é a nossa oportunidade de reconstruir melhor do que nunca".

Kamala Harris, a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

JONATHAN ERNST

O candidato democrata às presidenciais norte-americanas Joe Biden escolheu a senadora Kamala Harris para sua parceira na corrida à Casa Branca.

Harris chegou a ser uma das candidatas nas primárias democratas, mas desistiu da corrida por falta de fundos e em março declarou o seu apoio ao antigo vice-presidente.

Kamala Harris torna-se a primeira mulher a ser eleita para o cargo de vice-presidente. Foi a terceira mulher a ser designada como candidata a vice-presidente nos Estados Unidos, depois da democrata Geraldine Ferraro em 1984 e da republicana Sarah Palin em 2008, que não foram eleitas.

Kamala Harris tem 55 anos, nasceu em Oakland, Califórnia, filha de pai jamaicano e de mãe indiana.