Eleições nos EUA

Eleições nos EUA. Recontagem de votos na Geórgia dá vitória a Biden

O candidato democrata Joe Biden durante o seu discurso de vitória das eleições norte-americanas, em Wilmington, Delaware, EUA.

Kevin Lamarque

Trump poderá ainda pedir uma nova recontagem.

O estado norte-americano da Geórgia já formalizou a vitória de Joe Biden. Foi concluída a recontagem manual de todos os votos, decidida pelas autoridades republicanas do estado.

A primeira contagem foi feita por máquinas e revelou que o candidato democrata teve mais 14 mil votos do que Donald Trump na eleição presidencial de dia 3 de novembro. Foi depois feita uma auditoria, agora confirmada pela recontagem manual.

A formalização da vitória de Biden deverá ser feita esta sexta-feira pelo secretario de Estado da Geórgia.

Trump poderá ainda pedir uma nova recontagem por que a margem de derrota do ainda Presidente foi inferior 0,5%.

Enquanto espera pelo reconhecimento de Trump, Biden faz mais nomeações presidenciais

Donald Trump continua a ignorar os apelos de Biden. Nas redes sociais, alimenta ainda a tese de fraude eleitoral. Mesmo sem provas, mantém processos judiciais para invalidar os resultados.

Na Pensilvânia, deu entrada na terça-feira uma ação para anular a contagem final de votos e os 20 Grandes Eleitores ganhos por Biden. No Wisconsin, as autoridades do Estado controlado pelos Democratas anunciaram que não pagarão um cêntimo dos oito milhões de dólares da ação movida por Trump.

Veja também: