Eleições nos EUA

Biden nomeia Susan Rice como conselheira de política interna da Casa Branca

Foi conselheira de segurança nacional de Barack Obama.

Biden nomeia Susan Rice como conselheira de política interna da Casa Branca
BRENDAN MCDERMID

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira novas nomeações para o seu futuro gabinete, incluindo o nome Susan Rice como conselheira de política interna da Casa Branca.

Ex-conselheira de segurança nacional de Barack Obama, a afro-americana Susan Rice, de 56 anos, "é uma das autoridades governamentais mais experientes no nosso país", escreveu a equipa de transição de Joe Biden, num comunicado.

Susan Rice, que também foi ex-embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, estava entre as favoritas para o cargo, mais proeminente, de secretária de Estado, que acabou por ser concedido a Antony Blinken.

Rice também foi abordada no verão passado para concorrer ao cargo de vice-Presidente, ao lado de Biden, sendo essa tarefa posteriormente atribuída a Kamala Harris.

As escolhas de Biden

O Presidente eleito também nomeou Tom Vilsack para secretário da Agricultura, cargo que ocupou durante a Presidência de Obama (2008-2016); Marcia Fudge, membro da Câmara de Representantes, vai liderar o Departamento de Habitação; Denis McDonough, ex-chefe de gabinete de Barack Obama, será líder do Departamento para Assuntos de Veteranos; e Katherine Tai, advogada especializada em livre comércio e questões da China, ocupará o influente cargo de representante para o Comércio.

Se for confirmada pelo Senado, Tai "será a primeira americana de origem asiática e a primeira mulher de cor a ocupar esse cargo", afirmou a equipa de Biden.

Uma das mais influentes vozes do grupo que reúne membros eleitos afro-americanos no Congresso ('Black Caucus'), Marcia Fudge será "a primeira mulher em mais de 40 anos e a segunda mulher negra na história" à frente do Departamento de Habitação.

Na sua comunicação, Joe Biden - que tomará posse como 46.º Presidente dos EUA em 20 de janeiro - considerou que este grupo "trará o mais alto nível de experiência, compaixão e integridade para resolver os problemas" que os norte-americanos enfrentam atualmente.