Eleições nos EUA

Trump diz estar preocupado que os EUA tenham um "Presidente ilegítimo" 

Yuri Gripas / POOL

"As eleições foram manipuladas pelos democratas", Donald Trump continua sem reconhecer a derrota nas presidenciais norte-americanas.

O Presidente cessante Donald Trump diz que está preocupado que os Estados Unidos da América tenham um "presidente ilegítimo" e culpa os "democratas locais" que "manipularam" as eleições pela sua derrota.

Numa entrevista à FOX & Friends, transmitida este domingo, Trump admitiu que vai seguir em frente com vários processos que contestam os resultados eleitorais e criticou o Supremo Tribunal por recusar um caso que o Presidente cessante esperava que conseguisse reverter a vitória de Joe Biden.

"Estou tão desapontado com eles. Nenhum juiz teve essa coragem, nem os do Supremo Tribunal", disse Trump.

Na sexta-feira, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos rejeitou uma ação movida pelo Texas, que procurava anular a vitória eleitoral de Joe Biden em quatro estados norte-americanos: Georgia, Pensilvânia, Michigan e Wisconsin. Isto poderia levar à vitória de Trump no colégio eleitoral.

Enquanto Donald Trump se recusa a admitir a derrota e continuar a colocar em causa os resultados eleitorais, Joe Biden está ocupado a formar a sua administração.

Colégio Eleitoral vota na segunda-feira nome do Presidente dos EUA

Cada um dos 50 estados reúne na segunda-feira o grupo de Grandes Eleitores que escolherá o próximo Presidente dos EUA, não sendo esperadas surpresas na nomeação do democrata Joe Biden.

O Colégio Eleitoral é o grupo de Grandes Eleitores requerido pela Constituição dos EUA para eleger o Presidente e o vice-Presidente, após as eleições que decorrem a cada quatro anos, em função da votação em cada estado.

Nas eleições de 3 de novembro, o democrata Joe Biden conseguiu os votos suficientes para garantir 306 Grandes Eleitores - bem acima dos 270 necessários para a maioria dos 538 votos no Colégio Eleitoral - contra 232 de Trump.

"É muito preocupante ver que milhões de americanos acreditam que foram roubados"

Germano Almeida diz que os milhões de norte-americanos que acreditam nas acusações de fraude podem representar um problema para a administração de Joe Biden.

O comentador da SIC diz ainda que o Presidente cessante Donald Trump sofreu uma derrota evidente nas eleições e que só se tem prejudicado em não aceitar a vitória do adversário.

  • 1:16