Eleições nos EUA

Quem é Tim Walz, o escolhido por Kamala Harris para a corrida à Casa Branca?

Antigo professor, que se tornou governador, é "um defensor de políticas progressistas e um porta-voz do coração da América para ajudar a conquistar os eleitores brancos e rurais".

Quem é Tim Walz, o escolhido por Kamala Harris para a corrida à Casa Branca?
Jacquelyn Martin

Tim Walz será a escolha de Kamala Harris para vice-presidente, avançam os meios de comunicação norte-americanos. Um anúncio oficial é aguardado ainda hoje.

O governador do Minnesota, de 60 anos, não é um muito conhecido fora das fronteiras deste estado que lidera desde 2018 e para o qual foi reeleito em 2022. Segundo avança a agência Reuters, a candidata democrata escolheu "um defensor de políticas progressistas e um porta-voz do coração da América para ajudar a conquistar os eleitores brancos e rurais".

Nasceu em Nebraska e passou muitos anos no mundo do ensino, principalmente como professor de geografia e treinador de futebol americano. No seu currículo tem também 24 anos na Guarda Nacional do Exército dos EUA. Foi eleito para a Câmara dos Representantes em 2006 onde exerceu funções durante 12 anos até ser eleito governador do Minnesota em 2018.

Tim Walz eleito governador do Minnesota em 2018.
Hannah Foslien

Covid-19 e George Floyd

Em janeiro de 2019, Tim Walz toma posse como governador do Minnesota, estado da região dos Grandes Lagos, que faz fronteira com o Canadá.

Pouco mais de um ano depois, é obrigado a conciliar duas grandes crises: a pandemia de Covid-19 e a morte do afro-americano George Floyd às mãos de um polícia branco.

Minneapolis, a maior cidade do estado, torna-se o ponto de partida de um enorme movimento de manifestações anti-racistas que abalarão a América durante muitos meses e se espalhou a vários países.

Os republicanos acusam o governador de ser demasiado negligente na gestão do crime, enquanto os democratas elogiam a sua agenda progressista, nomeadamente, o seu historial na proteção do direito ao aborto.

Após a decisão do Supremo Tribunal, em junho de 2022, que anulou a proteção constitucional do aborto, Tim Walz empenhou-se em tornar o seu estado num santuário para mulheres que precisam de fazer um aborto. Uma clínica do estado vizinho do Dakota do Norte, que é muito mais repressivo, mudou-se para o seu lado da fronteira.

Em março de 2024, participou na primeira deslocação de um vice-presidente a uma clínica de aborto com Kamala Harris, com quem espera agora chegar à Casa Branca.

Enquanto governador, Walz promoveu refeições escolares gratuitas, metas para combater as alterações climáticas, cortes de impostos para a classe média e alargamento das licenças remuneradas para os trabalhadores do Minnesota.

Com agências