Germano Almeida

Comentador SIC Notícias

Eleições nos EUA

DIA D-82: Nikki seria ameaça bem maior para Kamala

Opinião de Germano Almeida. Se os republicanos tivessem tido a possibilidade de seguir em frente, estavam agora, provavelmente, com Nikki Haley como nomeada. Seria uma corrida histórica entre duas mulheres: Nikki vs Kamala.
DIA D-82: Nikki seria ameaça bem maior para Kamala
BRIAN SNYDER

1 - Os Republicans estão reféns de um Trump pouco competitivo a nível nacional

Donald Trump foi Presidente, falhou a reeleição e agora volta a tentar. Não é normal. O normal é que um Presidente que perca saia de cena. Só que Trump não é um candidato tradicional: é líder de um movimento e, de algum modo, ocupou o espaço de um partido diverso como o GOP.

Se os republicanos tivessem tido a possibilidade de seguir em frente, estavam agora, provavelmente, com Nikki Haley como nomeada. Seria uma corrida histórica entre duas mulheres: Nikki vs Kamala. Mas o movimento MAGA não deixou. E impôs um candidato que, pela terceira vez seguida, é nomeado presidencial -- apesar de ter perdido duas vezes o voto popular.

O resultado está à vista: Trump está com imensas dificuldades em afirmar-se e em encontrar a mensagem certa para derrotar Kamala. Nikki não foi branda nas palavras, em entrevista à FOX News: "A campanha Trump não vai ganhar a falar do número de pessoas nos comícios de Kamala, na raça de Kamala... As pessoas são inteligentes. Tratem-nas com inteligência". O que parece mesmo é que a base republicana não fez uma escolha inteligente nas primárias. Nikki Haley teria sido bem melhor.

Marco Bello

2 - As grandes estrelas Democratas vão falar na convenção de Chicago

O risco de "convenção aberta" e democratas desunidos existiu há menos de um mês, mas já parece tão longínquo: as grandes estrelas do Partido Democrata vão falar na Convenção da próxima semana. Na segunda, dia 19, arranque do certame democrata em Chicago, o Presidente Joe Biden fará discurso em "prime-time", na abertura do evento. Deverá insistir na questão da defesa da Democracia, tanto dentro dos Estados Unidos como na luta entre democracias liberais e avanço dos estados autocráticos.

Os ex-Presidentes Bill Clinton e Barack Obama devem falar na terça, dia 20. Ou seja, Kamala terá os três últimos Presidentes democratas a endossá-la nos dois primeiros dias. Quinta e sexta serão para os discursos mais aguardados: Tim Walz e, claro, Kamala Harris. O momento é de união para os democratas. Quem diria?

Erica Dischino

Uma interrogação: Vai Kamala Harris conseguir manter a união do Partido Democrata até 5 de novembro, mesmo que entretanto perca a liderança das sondagens?

Um estado: Nebrasca

  • Resultado em 2020: Trump 58,2%-Biden 39,2%
  • Resultado em 2016: Trump 58,7%-Hillary 33,7%
  • Resultado em 2012: Romney 59,8%-Obama 38,0%
  • Resultado em 2008: McCain 56,6%-Obama 41,6%
  • Resultado em 2004: Bush 65,9%-Kerry 32,7%

-- O Nebraska tem 1,9 milhões de habitantes: 89,6% brancos, 26,4% hispânicos, 4,0% negros; 0,8% indiano-americanos // 36.º maior em área // 37.º em população

Vale 3 votos no colégio eleitoral (+2 de distritos congressionais)

Uma sondagem

VOTO POPULAR NACIONAL -- Kamala 49 / Trump 47

(Ipsos /Reuters, 2 a 7 de agosto)