Um eleitor exerce o seu direito de voto nas eleições presidenciais, em Coimbra.
Um eleitor exerce o seu direito de voto nas eleições presidenciais, em Coimbra.
PAULO NOVAIS

Terminado

Presidenciais

As Eleições Presidenciais ao minuto

Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições Presidenciais com 60,70% dos votos. Ana Gomes fica em segundo com 12,97% dos votos e André Ventura em terceiro com 11,90%. Seguiram-se João Ferreira, Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva.

Todo o direto

Termina a nossa emissão especial

Muito obrigado por ter estado desse lado ao longo deste domingo eleitoral.

Catarina Martins agradece coragem de Marisa Matias

Loading...

"É isso que faz a Marisa: abrir caminhos, fazer pontes, muito para lá de qualquer resultado"

"Há um grande sorriso de André Ventura"  

Loading...

Diretor do Expresso diz que Marcelo "é sem dúvida o grande vencedor". 

"Sinto-me profundamente honrado". O discurso de vitória de Marcelo Rebelo de Sousa

Loading...

Marcelo foi reeleito Presidente da República.  

Livre acusa Marcelo e PS de desvalorizarem as eleições e apela à união da esquerda

"Fica agora patente a necessidade de uma resposta coesa e clara da esquerda".

André Ventura “é populista, mas corporiza a vontade de mudança”

Loading...

A análise de José Gomes Ferreira aos resultados da noite eleitoral.

Marcelo dominou, Ana Gomes foi 2.ª mas Ventura venceu mais distritos

Os números, o comparativo, os discursos e a análise, candidato a candidato, dos resultados finais das eleições presidenciais 2021.

Marcelo tem máximo de 79% na Calheta e pior de 39% em Mourão

Marcelo Rebelo de Sousa, que venceu nos 308 concelhos, conseguiu as votações mais altas nas ilhas da Madeira e Açores, com o máximo de 79% dos votos na Calheta, Madeira, e o pior no Alentejo, com 39% em Moura.

Marcelo Rebelo de Sousa, obteve a votação mais alta na Calheta e em Santana (ambos municípios da Madeira) com 79% dos votos e obteve 78% na Calheta e no Nordeste (concelhos dos Açores) e 77% na Ponta do Sol (Madeira).

Se os melhores resultados de Marcelo são nas ilhas, já os piores são quase todos no Alentejo. O pior resultado de todos foi em Moura, com 39%, depois em Mourão, com 41%, Serpa, com 42% e em Avis com 44%.

Ou seja, o pior resultado de Marcelo nestas eleições, em termos concelhios, foi, mesmo assim, muito acima do melhor resultado concelhio de Ana Gomes, segundo candidato mais votado destas eleições, que obteve apenas 20,1% no seu melhor concelho, que foi o Porto.

Melhor e pior de Ana Gomes

A candidata Ana Gomes tem, assim, entre os seus melhores resultados, depois do Porto, Lisboa, com 18,5% dos votos, Matosinhos (18%), Gondomar (17,4%) e Vila Nova de Gaia (17,3%).Ana Gomes, que ficou em segundo lugar em 90 concelhos, tem como pior posição relativa o quarto lugar, que atingiu em 26 concelhos.

Destes piores lugares, o concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, é a sua pior percentagem, por concelho, do país, com 4,8% seguido de Alandroal (6,3%) Avis (6,7%) e Mora (7,7%), os três concelhos alentejanos.

Melhor e pior de André Ventura

André Ventura, que ficou em segundo lugar em 204 concelhos (muito acima dos 90 concelhos de Ana Gomes) obteve as suas melhores votações no Alentejo, com 34% em Mourão, 31% em Monforte e em Moura, 29% em Elvas e 25% em Alter do Chão.

O seu pior resultado foi obtido no Corvo, Açores, com 4,9% dos votos e o único concelho em que ficou na sexta posição relativa em termos de votos por concelho.

Curiosamente, Ventura não ficou em nenhum concelho em 5.º lugar, sendo os seus piores resultados, depois do Corvo, em Penafiel e Castelo de Paiva (6%), Marco de Canaveses (7%) e em Paredes (8%) e Castro verde (11%), todos eles concelhos em que foi o quarto candidato mais votado. O candidato da extrema direita ficou em terceiro lugar em 98 concelhos.

“Costa sai daqui bem: ganhou o candidato que apoiou e as esquerdas saem fragilizadas”

Loading...

A análise de Bernardo Ferrão, jornalista SIC, à noite eleitoral.