Luís Marques Mendes acusa José Sócrates de ter a consciência pesada e de querer fugir ao julgamento da Operação Marquês. Para o candidato presidencial, este processo é a prova de que o país precisa de uma reforma na justiça.
"É preciso fazer uma reforma na justiça que, desde logo, reforce os poderes dos juízes para matarem manobras que sejam dilatórias (...) só é preciso vontade política para fazê-lo, nada disto implica mexidas na Constituição", afirmou Marques Mendes aos jornalistas, num debata sobre saúde organizado pelo próprio em Lisboa.
"Em vez de estar satisfeito por finalmente começar o seu julgamento, para ele poder mostrar que as acusações que lhe fazem não são verdadeiras, ele fica triste e ainda vai fazer um queixa a Bruxelas. Isto é muito sério porque demonstra que José Sócrates tem a consciência pesada. Ele está a querer fazer tudo para fugir ao julgamento e para tentar que o seu processo acabe na secretaria."
O julgamento da Operação Marquês deverá começar esta quinta-feira. José Sócrates responde por 22 crimes de corrupção, branqueamento e fraude fiscal.