O almirante Henrique Gouveia e Melo, candidato a Belém nas próximas eleições presidenciais, desembarcou no Brasil no passado sábado e, esta segunda-feira, chegou a São Paulo, depois de ter passado pelo Rio de Janeiro, onde foi homenageado num jantar que assinalou os 114 anos da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria.
O candidato presidencial esteve no edifício do antigo Colégio Estadual Caetano de Campos, onde o almirante estudou durante os quatro anos em que viveu naquela que é a maior cidade do Brasil.
Durante a visita, falou sobre vários temas da atualidade, como a relação entre Portugal e o Brasil, assim como a situação na Ucrânia e a ameaça da Rússia.
“A Rússia meteu-se num atoleiro, a Ucrânia também, mas a Federação Russa já começa a dar os primeiros sinais de exaustão económica. Ou a própria Federação Russa resolve esse problema, ou há o perigo de se desmembrar, deixando de ser uma federação para passar a ser a Rússia e mais alguns países. Estamos num momento crítico em que não acredito que a Federação Russa consiga fazer uma agressão maior do que aquela que já fez, porque não tem capacidade para isso", criticou.
O almirante Gouveia e Melo terminou a sua agenda em São Paulo na Casa de Portugal, situada no bairro da Liberdade, onde esteve com vários imigrantes portugueses.