Luís Marques Mendes estreia-se esta terça-feira nos debates para as eleições presidências. Em declarações aos jornalistas, prometeu tentar "falar ao país e para o país", deixando de lado as "tricas e intrigas".
Luís Marques Mendes e António Filipe - o candidato apoiado pelo PSD e o candidato apoiado pelo PCP - vão estar frente a frente, num debate que arranca às 21:00 com transmissão em direto na SIC.
"Não esperem de mim que vá participar em tricas e intrigas. Eu vou tentar sempre, com as minhas ideias, falar do país e para o país. Onde, certamente, uns vão concordar, onde outros certamente discordaram. É normal, é o sal e pimenta da democracia", diz o candidato a Belém que afirma que o foco está em "explicar aos portugueses porque é que posso ser útil ao país".
"Não vou ficar deslumbrado com a melhor das sondagens"
Os dados da mais recente sondagem para as Presidenciais de 18 de janeiro colocam Luís Marques Mendes na frente da corrida, com 22,6% das intenções de voto.
O candidato apoiado pelo PSD diz estar "satisfeito" com o resultado da sondagem, mas garante que "não vai ficar deslumbrado" e promete uma campanha com "muita humildade" e "respeito pelos portugueses".
"Há uma coisa em qualquer circunstância que eu devo dizer-vos. O poder não me sobe à cabeça. Não vou ficar deslumbrado com a melhor das sondagens como esta é, portanto, vou continuar a trabalhar como até aqui. Com muita humildade, com muito respeito pelos portugueses e sobretudo falando das questões que interessam ao país."

Os frente a frente entre os candidatos a Belém vão prolongar-se até ao dia 22 de dezembro. O último duelo será entre Luís Marques Mendes e Henrique Gouveia e Melo.
