Presidenciais

O que é preciso para ser candidato à Presidência da República?

Ser português, ter mais de 35 anos e 7.500 assinaturas: estes são fatores decisivos para quem está a ponderar, um dia, entrar na corrida a Belém.

Museu da Presidência da República, Belém
Museu da Presidência da República, Belém
Canva

Para concorrer à Presidência da República Portuguesa, os candidatos são obrigados a cumprir um conjunto de requisitos exigidos pela Constituição e pela Lei Eleitoral.

A idade, a nacionalidade e 7.500 assinaturas: estes são fatores decisivos para quem está a ponderar, um dia, entrar na corrida a Belém.

De acordo com a Lei Eleitoral do Presidente da República, as candidaturas têm de ter, no mínimo, 7.500 assinaturas e no máximo 15.000. O documento deve ser entregue no Tribunal Constitucional.

Quanto à nacionalidade dos candidatos, esta deve ser portuguesa, caso contrário, não poderão candidatar-se ao cargo de Chefe de Estado. E há ainda uma idade mínima a cumprir.

Para saber mais sobre o processo de candidatura à Presidência da República, pode consultar o site da Comissão Nacional de Eleições.



No dia 18 de janeiro, o eleitorado é chamado a eleger no próximo Presidente da República.

No especial Presidenciais da SIC Notícias pode acompanhar as últimas notícias, os debates entre candidatos e algumas curiosidades sobre as eleições.