João Cotrim de Figueiredo vence no voto dos jovens (dos 18 aos 34 anos). O segundo lugar vai para António José Seguro e o terceiro para André Ventura.
Segundo a sondagem à boca das urnas, apesar da preferência dos mais jovens pelo candidato liberal, é António José Seguro quem domina junto do eleitorado mais velho, com 65 anos ou mais, assim como na faixa etária intermédia, dos 35 aos 64 anos, consolidando uma vantagem significativa nestes grupos.
O candidato apoiado pelo Partido Socialista destaca-se igualmente entre os eleitores com formação superior, em que surge como o mais votado, seguido de João Cotrim de Figueiredo.
Ventura lidera nos menos instruídos
Já entre os eleitores com menor escolaridade, o cenário inverte-se: André Ventura lidera tanto entre os que têm apenas o 9.º ano de escolaridade como entre aqueles que concluíram o ensino secundário.
Seguro conquista eleitorado feminino e masculino
A análise por género revela uma liderança transversal de António José Seguro, que encabeça as preferências tanto no eleitorado feminino como no masculino.
Entre os homens, André Ventura ocupa o segundo lugar, seguido de João Cotrim de Figueiredo. O mesmo padrão repete-se no eleitorado feminino, com o candidato do Chega a manter a segunda posição e o candidato liberal logo a seguir.
O estudo revela ainda que uma parte significativa do eleitorado decidiu o sentido de voto muito próximo da data da escolha.
30% decidiu "em cima da hora"
De acordo com os dados apurados, 30% dos inquiridos afirmam ter tomado a decisão sobre em quem votar há menos de uma semana.
