Presidenciais 2026

O momento das regras no debate: "Defende as regras", "não, não sabe as regras"

Na dúvida sobre se respondia ao adversário, António José Seguro interrompe Clara de Sousa para perceber se "alteraram as regras" do debate. Momento que André Ventura aproveitou para ironizar: "Isto é um sinal do perfil do Presidente que vamos ter".

Loading...

Ainda a discussão ia no início, António José Seguro não quis seguir para o próximo tema sem antes responder a André Ventura. Por isso, interrompeu Clara de Sousa perguntando: "Alteraram as regras? Era posição, réplica, tréplica, alteraram foi isso?".

Começando a rir, o adversário André Ventura atira em tom irónico: "Isto é um sinal do perfil do Presidente que vamos ter". Mas Seguro respondeu questionando: "Um Presidente que defende as regras?"

"Não, [um Presidente] que não sabe as regras", afirmou Ventura.

Primeiro e único debate da segunda volta

António José Seguro e André Ventura trazem argumentos, no primeiro e único debate antes da segunda volta das eleições Presidenciais, para apelar ao voto no dia 8 de fevereiro.

O frente-a-frente de 75 minutos, transmitido por RTP, SIC e TVI, acontece no Museu do Design, em Lisboa. É moderado por um jornalista de cada estação: Carlos Daniel, Clara de Sousa e Sara Pinto.

De acordo com o editar do apuramento geral dos resultados, António José Seguro, candidato apoiado pelo PS, reuniu 31,11% dos votos. Já André Ventura, apoiado pelo Chega, teve 23,52% dos votos.

Ao contrário do que aconteceu na primeira volta, uma coisa é certa: na segunda, um deles será o próximo Presidente.

A campanha oficial para a segunda volta arranca esta quarta-feira e decorre até ao dia 6 de fevereiro. De acordo com a Lei Eleitoral do Presidente da República, o período oficial de campanha começa no dia seguinte ao da afixação do edital apuramento geral, afixado esta terça-feira, pelas 12:00, à porta do Tribunal Constitucional.

O atual Presidente da República, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que termina o seu mandato em março de 2026.

Desde 1976, foram Presidentes António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006), Cavaco Silva (2006-2016).

Só uma vez as eleições presidenciais tiveram duas voltas. Foi em 1986, no célebre duelo Freitas do Amaral - Mário Soares.