
Cerca de dois meses depois de ter sido anunciado com novo selecionador, Roberto Martinez divulgou hoje a sua primeira convocatória. As escolhas do mister para os primeiros jogos de qualificação para o Euro2024 serão divulgadas na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Cristiano Ronaldo, jogador com mais jogos (196) e golos (118) por Portugal, consta da primeira convocatória do espanhol como selecionador luso.
Apesar dos 38 anos, dos problemas que viveu na fase final do Mundial2022, sob o comando de Fernando Santos, e de estar 'desterrado' no campeonato da Arábia Saudita, no Al Nassr, Ronaldo foi um dos 26 eleitos do ex-líder da seleção belga.
“Ronaldo quer jogar e está comprometido com a seleção. Tem muita experiência e é uma figura muito importante para a equipa. Não olho para idade e outros aspetos. Tem a oportunidade para ajudar a equipa e passar a sua experiência”, justificou Roberto Martinez, acrescentando que é "importante haver experiência na nossa convocatória para passar essa mesma experiência aos mais novos. A idade, para mim, não é um fator neste momento”.
A lista dos 26 convocados:
- Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma);
- Defesas - Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), Danilo Pereira (PSG), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting CP), Diogo Leite (FC Union Berlin), Nuno Mendes (PSG) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);
- Médios - João Palhinha (Fulham FC), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (SL Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton Wanderers FC), Otávio Monteiro (FC Porto) e Vitinha (PSG);
- Avançados - Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (SL Benfica), João Félix (Chelsea FC), Rafael Leão (AC Milan) e Diogo Jota (Liverpool FC).
A primeira lista de Martínez, que inclui igualmente o central portista Pepe, de 40 anos, também tem uma novidade absoluta, com a chamada do central Diogo Leite, que nunca tinha sido convocado para a principal seleção portuguesa.
Em relação aos 26 escolhidos por Fernando Santos para o Mundial2022, prova conquistada pela Argentina e em que Portugal caiu nos 'quartos', derrotado por Marrocos (0-1), saíram William Carvalho, Ricardo Horta e André Silva e entraram o central do Union Berlim, Gonçalo Inácio e Diogo Jota.
Contas feitas, do Benfica e do FC Porto são convocados três atletas, respetivamente, assim como do PSG, Manchester City e Wolverhampton. O Sporting, que na última convocatória ainda do mister Fernando Santos, não tinha nenhum jogador entre os convocados volta agora a ter um: Gonçalo Inácio.
A estreia do Grupo J de qualificação para o Euro2024, que vai decorrer na Alemanha, Portugal defronta o Liechtenstein, a 23 de março, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e três dias depois entra em campo no Stade Du Luxembourg.
Do grupo de Portugal fazem ainda parte a Islândia, a Eslováquia e a Bósnia-Herzegovina. Confira aqui o calendário dos jogos de qualificação.