Cristiano Ronaldo está de regresso ao onze inicial de Portugal e bate assim mais um recorde na carreira, tornando-se no futebolista mais internacional da história. Portugal defronta o Liechestein esta quinta-feira no arranque da fase de qualificação para o Euro 2024 de futebol.
Ronaldo soma a 197.ª internacionalização por Portugal e coloca, assim, o seu nome no mais alto patamar no que a partidas por seleções diz respeito.
A grande surpresa no primeiro onze de Martínez
No primeiro jogo do técnico espanhol como selecionador nacional, Ronaldo ganhou a corrida a Gonçalo Ramos e vai, em Alvalade, na primeira jornada do Grupo J, fazer dupla na frente com João Félix.
A exclusão de Gonçalo Ramos, a fazer uma excelente temporada no Benfica, é mesmo a grande surpresa do primeiro onze de sempre de Martínez.
O treinador, de 49 anos, vai apresentar um defesa composta por três centrais, com Danilo e Rúben Dias a terem a companhia de Gonçalo Inácio, que irá fazer o seu primeiro jogo de sempre pela principal equipas das quinas.
Atrás deste trio, como já esperado devido à lesão de Diogo Costa, vai estar Rui Patrício, o guardião português mais internacional AA (106.º jogo), que vai voltar a defender as redes nacionais, algo que já não faz em jogos oficiais desde junho de 2022, num duelo frente à Suíça (1-0), para a Liga das Nações.
João Cancelo e Raphaël Guerreiro estarão na alas, ganhando o duelo pelo onze a Diogo Dalot e Nuno Mendes, respetivamente, e, no meio campo, João Palhinha será a unidade mais recuada, atrás de Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
Será desta que Portugal vai acabar com a “maldição”?
Portugal procura acabar com a maldição da primeira jornada de fase de qualificação para Europeus, sendo preciso recuar até 1998 para encontrar a última vitória numa estreia.
O encontro Portugal-Liechtenstein está agendado para as 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e terá arbitragem do norueguês Espen Eskas. Três dias depois, no domingo, Portugal joga a segunda ronda do grupo no Luxemburgo. O agrupamento inclui ainda a Islândia, a Eslováquia e a Bósnia-Herzegovina.