Depois do apito inicial do Campeonato Europeu de Futebol, que arrancou na sexta-feira passada, vinte seleções já foram testadas na competição. O jogo inaugural entre Alemanha e Escócia teve direito a um festival de golos com a seleção anfitriã a golear os escoceses por 5-1.
Confira a classificação da fase de grupos.
A grande surpresa do Euro 2024 é, para já, a Eslováquia que venceu a Bélgica com um golo madrugador do avançado Ivan Schranz.
Agora é a valer: Portugal enfrenta o primeiro adversário
Portugal tem a primeira prova do campeonato esta terça-feira, às 20:00, frente à Chéquia. O defesa Rúben Dias e o selecionador nacional Roberto Martínez fizeram esta segunda-feira a antevisão da partida que se realizará em Leipzig.
Para o defesa central de 27 anos, as escolhas de Roberto Martínez resultaram num “bom mix”, em que a experiência se junta à juventude.
“Sentimo-nos prontos. Nesta altura temos um bom 'mix' de experiência, jogadores mais jovens também. Mesmo dentro da experiência, temos também a tal experiência juntos, em competições como esta”.
Apesar de Portugal ser um dos favoritos do Euro 2024, Rúben Dias diz que que não gosta de se fixar em favoritismos.
O homem do apito
O árbitro italiano Marco Guida vai dirigir a estreia da seleção nacional, no jogo que se realiza em Leipzig.
Guida, de 43 anos e internacional desde 2014, vai ter como assistentes os compatriotas Filippo Meli e Giorgio Peretti, enquanto Massimiliano Irrati vai estar no videoárbitro. O quarto árbitro será o esloveno Rade Obrenovic.