UEFA Euro 2024

Sérvia ameaça desistir do Euro 2024 após cânticos ofensivos no Croácia-Albânia

Em comunicado, a Federação sérvia informa ter enviado uma carta ao secretário-geral da UEFA, Theodore Theodoridis, destacando os "cânticos conjuntos vergonhosos" ouvidos na quarta-feira, no Volksparkstadion.

Sérvia ameaça desistir do Euro 2024 após cânticos ofensivos no Croácia-Albânia
Robbie Jay Barratt - AMA

A Seleção da Sérvia ameaça desistir do Euro 2024 depois de adeptos da Croácia e da Albânia terem entoado cânticos ofensivos durante a partida que opôs as duas nações (2-2), na quarta-feira.

Tudo aconteceu durante o Croácia-Albânia, a contar para o segundo jogo da fase de grupos. Durante a partida, ouviram-se palavras oriundas das bancadas como "Matem os sérvios", que terão sido proferidas por fãs das duas seleções que disputavam o encontro.

Em declarações à emissora estatal sérvia RTS, o secretário-geral da Associação de Futebol da Sérvia, Jovan Surbatovic, apelou à aplicação das sanções severas.

"O que aconteceu é escandaloso e vamos pedir sanções à UEFA, mesmo que isso signifique não continuar na competição", garantiu.

O responsável clarificou que quer que as duas federações sejam imediatamente punidas e, caso tal não aconteça, afirma que irá "pensar em como proceder".

Em comunicado, citado pela BBC, a Federação sérvia informa ter enviado uma carta ao secretário-geral da UEFA, Theodore Theodoridis, destacando os "cânticos conjuntos vergonhosos".

Neste Campeonato da Europa, a Sérvia já foi multada após alguns dos seus adeptos terem arremessado objetos durante a partida frente à Inglaterra. Para além disso, à semelhança da Albânia, a mesma federação foi punida depois de terem sido exibidos nas bancadas cartazes com mapas nacionalistas, durante o duelo com a Seleção inglesa.

"Fomos punidos por casos isolados e os nossos adeptos comportaram-se muito melhor do que os outros (...) Um adepto foi punido por insultos racistas e não queremos que isso seja atribuído a outros. Nós, sérvios, somos cavalheiros e temos um coração aberto, pelo que apelo aos adeptos para que continuem a ser cavalheiros, afirmou Surbatovic.

A Sérvia volta a entrar em campo esta terça-feira, às 14:00, diante da Eslovénia.