UEFA Euro 2024

Jogos do dia: segunda-feira de tudo ou nada para Itália, Croácia... e Albânia

A Red Bull Arena, em Leipzig, promete emoções fortes para logo à noite, com a campeã europeia em título e a terceira classificada do último Mundial em discussão direta por um lugar nos oitavos de final. Neste artigo, confira o que precisa de saber sobre os dois encontros agendados para o 11.º dia de Euro 2024.

Barella, Modric e Asllani, um destes craques dirá hoje adeus ao Euro 2024
Barella, Modric e Asllani, um destes craques dirá hoje adeus ao Euro 2024
Getty Images

Depois de fechadas as contas no grupo A, esta segunda-feira é o dia de todas as decisões no grupo B e há três seleções que ainda lutam por uma vaga de apuramento direto para a próxima fase do Euro 2024.

Croácia-Itália (20:00)

Um dos dois duelos do dia opõe croatas e italianos e promete ser ‘escaldante’, já que em causa estará um lugar nos oitavos de final do Campeonato da Europa.

Depois do dececionante empate com a Albânia, a Croácia está obrigada a vencer para garantir, na melhor das hipóteses, o segundo lugar do grupo (pode até ser terceira caso a seleção albanesa vença “La Roja”). O empate poderá ser insuficiente.

Para os italianos, que têm três pontos, as contas são mais simples: uma igualdade no jogo de hoje basta para que a campeã europeia em título avance para os “oitavos”. Se a seleção transalpina perder e a Albânia bater a Espanha, ciao Itália.

Gvardiol, uma das referências da defesa croata, e Chiesa, uma das referências do ataque italiano
  • Onze provável da Croácia: Livaković; Stanišić, Šutalo, Erlić e Gvardiol; Modrić e Kovačić; Pašalić, Sučić e Kramarić; Budimir

  • Onze provável de Itália: Donnarumma; Darmian, Bastoni, Calafiori e Di Lorenzo; Cristante e Jorginho; Barella, Pellegrini e Chiesa; Retegui

O jogo da terceira jornada do grupo B realiza-se na Red Bull Arena, em Leipzig, e terá arbitragem do neerlandês Danny Makkelie. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 20:00.

Maja Hitij - UEFA

Albânia-Espanha (20:00)

Depois do surpreendente empate imposto à Croácia, a armada albanesa quererá continuar a espantar a Europa e que melhor forma de o fazer do que derrotando a poderosa Espanha.

Com um ponto somado até ao momento, tal como os croatas, só a vitória interessa aos albaneses para aspirar a um lugar de apuramento direto para a próxima fase do Europeu. Mas com uma condicionante: a Croácia também terá de derrotar a Itália para que a Albânia siga em frente, mantendo a vantagem que tem para os croatas na diferença de golos ou num dos outros critérios de desempate posteriormente aplicáveis. Se perder ou se empatar e a Croácia vencer a Itália, a Albânia é eliminada.

Para a seleção espanhola, o encontro de hoje serve apenas para cumprir calendário, já que “La Roja” tem já assegurado o apuramento e o primeiro lugar do grupo.

Armando Broja, uma das principais figuras da seleção albanesa, e o ex-Benfica Alex Grimaldo
  • Onze provável da Albânia: Strakosha; Balliu, Ismajli, Djimsiti e Mitaj; Ramadani, Abrashi, Asllani, Bajrami e Laçi; Broja

  • Onze provável de Espanha: Raya; Navas, Vivian, Laporte e Grimaldo; Merino, Zubimendi e Olmo; Torres, Joselu e Oyarzabal

Um duelo que vai ser disputado na Merkur Spiel-Arena, em Dusseldorf, e que conta com a arbitragem do sueco Glenn Nyberg. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 20:00.

Catherine Ivill - AMA