Faltam menos de 48 horas para a partida final que irá determinar quem será o grande vencedor do Euro 2024. Um mês depois do início da competição europeia, existem alguns momentos que serão facilmente recordados pelos adeptos europeus. A Alemanha foi a grande anfitriã que mostrou estar à altura de voltar a receber um campeonato de futebol desde o Mundial de 2006.
Dos cânticos aos cartazes patriotas
Se há coisa que ficará na memória de todos aqueles que acompanharam o Euro 2024 são os cartazes e os cânticos de apoio às seleções. Milhares de portugueses voaram até à Alemanha e rumaram em direção a cada uma das cidades onde jogou a 'Equipa das Quinas'.
E 'tuga que é tuga' gosta de exibir a sua 'superioridade gastronómica' em relação aos restantes países da Europa. Do famoso cartaz "Bifana > Kebab" ao "Pastel de Nata > Existe alguma comida boa da Eslovénia?".
Embora o Campeonato da Europa, deste ano, também tenha tido o seu próprio hino, foram os cânticos dos adeptos que se fizeram ouvir dentro e fora dos estádios alemães.
Para os adeptos portugueses, a letra "Sou... de Portugal, eu sou. Para todo o lado eu vou... para te ver ganhar" passou a estar na "ponta da língua" daqueles que tinham um único objetivo - apoiar a Seleção Nacional.
Relva molhada, partida abençoada
Quem achou que podia ir até à Alemanha assistir aos jogos do Euro 2024 e apanhar banhos de sol nos intervalos enganou-se profundamente.
As condições meteorológicas acabaram por trocar as voltas às equipas - quem o diz é a Dinamarca e a anfitriã Alemanha. Ao fim de 35 minutos de jogo e 25 minutos de intervalo, as duas seleções puderam voltar ao campo, depois de uma tempestade se ter abatido sobre o estádio de Dortmund.
Mas nem a chuva torrencial, nem os relâmpagos conseguiram afugentar os adeptos. Uma cascata de água, caída do telhado do estádio Signal Iduna Park, transformou-se num parque de diversões para dois dinamarqueses que ficaram virais nas redes sociais.
A despedida dos veteranos
As lágrimas de Cristiano Ronaldo e Pepe vão ficar para sempre na memória dos adeptos portugueses. O capitão da Seleção Nacional desperdiçou um pénalti contra a Eslovénia, num momento que assombraria CR7 até ao final da sua prestação no Euro 2024.
No jogo seguinte, perante a derrota de Portugal frente à França e a despedida da competição, foi a vez de Pepe chorar no ombro do amigo e colega de longa data.
Cristiano Ronaldo já anunciou que este foi o seu último Europeu enquanto Pepe não quis revelar o seu futuro após o fim da prestação da "Equipa das Quinas". Sem nenhum golo na Alemanha, ambos os jogadores não conseguiram ser o mais velho a marcar na competição.
Os meninos prodígios que fizeram história
O espanhol Lamine Yamal fez um grande sucesso ao longo de toda a competição. Além do talento que demonstra com uma bola entre os pés e do seu passado ligado a Lionel Messi, a idade foi o fator que mais o diferenciou dos restantes jogadores. O jovem prodígio que completa 17 anos, este sábado (13) na véspera da final que irá disputar, destacou-se por ser o mais jovem de sempre a jogar e a marcar num Europeu.
Do lado português e um pouco mais velho, Francisco Conceição foi uma das grandes surpresas da equipa depois de ter marcado o golo que deu a vitória à Seleção Nacional no jogo frente à Chéquia. O menino prodígio do FC Porto entrou aos 90 minutos e bastaram apenas mais dois até conseguir meter a bola dentro da baliza do adversário.
A mítica máscara de Kylian Mbappé
Durante o jogo de França frente à Áustria, o primeiro dos franceses na competição, ojogador Kylian Mbappé fraturou o nariz após o choque com austríaco Kevin Danso poucos minutos antes do final da partida. Nos restantes jogos, o jogador francês foi obrigado a usar uma máscara de proteção para garantir que não viria a sofrer uma nova lesão.
Nas redes sociais, muitos adeptos comentaram que Mbappé parecia uma "tartaruga ninja" quando utilizava a tal máscara que acabou por se tornar num símbolo do Euro 2024. O próprio terá mesmo dito que "odiava" jogar com a proteção facial e que esta acabava por influenciar de forma negativa a sua prestação em jogo.