Europeias 2024

Perguntas e respostas sobre a União Europeia antes de ir votar

Sabia que oficialmente não há uma capital europeia? E que a bandeira e o hino da UE não são originais? Algumas respostas a questões sobre a União Europeia.

Perguntas e respostas sobre a União Europeia antes de ir votar
Virginia Mayo

Entre 6 a 9 de junho de 2024, os eleitores dos 27 países que compõem a União Europeia vão escolher a composição do Parlamento Europeu. Com o seu voto, vão também definir a presidência da Comissão Europeia.

Desde a sua fundação em 1957, continuou sempre a expandir-se - com a exceção do Brexit -, para se tornar gradualmente uma grande potência, pelo menos economicamente. Onze anos após a última adesão à UE, a Croácia, e 20 anos após o maior alargamento, o bloco comunitário parece disposto a voltar a abrir portas a novos países.

Algumas respostas a questões sobre a União Europeia:

Segunda potência económica mundial?

A União Europeia reúne 27 países com uma população total de 450 milhões de habitantes. É a segunda potência económica mundial com um Produto Interno Bruto (PIB) total de 17.683 mil milhões de euros, segundo o FMI, seguindos-se os EUA e a China.

A UE27 representa cerca de 14% do comércio mundial de mercadorias. A UE, a China e os Estados Unidos são os três maiores intervenientes mundiais no comércio internacional.

Há no entanto outras instituições, como o Banco Mundial, que colocam a China à frente da UE.

Quem é o líder da UE?

A União Europeia tem nada menos que três presidentes, cada um liderando uma das três principais instituições.

  • Ursula von der Leyen dirige a Comissão Europeia
  • Charles Michel lidera o Conselho Europeu, que representa os Estados-Membros
  • Roberta Metsola preside ao Parlamento Europeu

Ursula von der Leyen, antiga Ministra da Defesa alemã, planeia manter-se no cargo após as eleições.

Outros presidentes lideram uma série de outras instituições europeias:

  • Banco Central Europeu
  • Tribunal de Justiça da UE
  • Conselho Económico e Social
  • Comité das Regiões

E para complicar a situação, existe também uma presidência semestral da UE, ocupada sucessivamente por cada um dos Estados-membros. Atualmente, a Bélgica preside o Conselho de Ministros da UE, prepara a agenda e coordena os debates.\

Bandeira e símbolos

Seria lógico que a bandeira europeia tivesse tantas estrelas quanto o número de Estados-membros, como acontece com a bandeira dos Estados Unidos e as suas 50 estrelas representando cada estado americano. Mas, cautelosamente, os europeus pararam nas 12 para não terem, dizem as más línguas, de mudar de bandeira a cada alargamento, ou na eventualidade de uma saída, como o Brexit.

A bandeira atual também é mais antiga que a própria União Europeia, uma vez que recupera a do Conselho da Europa - que nada tem a ver com a UE. Esta instituição estabelecida em Estrasburgo reúne 46 países e representa a mais importante organização europeia na defesa dos direitos humanos.

Canva


Oficialmente, o círculo estrelado no centro da bandeira europeia é um “símbolo de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa”.

Há quem simplesmente veja a representação de um relógio e há ainda outras interpretações são mais teológicas. Segundo um dos seus designers, Arsène Heitz, o círculo estelar é inspirado na coroa de estrelas frequentemente colocada acima de certas estátuas da Virgem Maria. No entanto, o Conselho da Europa vê isto como nada mais do que uma pura coincidência.

A UE também adoptou o hino oficial do Conselho da Europa: "Ode à Alegria" de Ludwig van Beethoven.

A Europa inovou no que respeita à moeda única: o euro é hoje o símbolo mais forte da unidade da UE, apesar de a moeda única europeia ser utilizada apenas por 20 dos 27 estados membros.


Manuel Breva Colmeiro


Qual é a capital europeia?

Tecnicamente, não existe. Mas, na prática, é Bruxelas, uma vez que a capital belga acolhe a Comissão Europeia, o Conselho Europeu (onde os chefes de Estado e de Governo se reúnem) e um imponente edifício do Parlamento Europeu. Mesmo que a sede da única instituição eleita da UE esteja localizada em Estrasburgo, no leste de França.

Só que os eurodeputados passam grande parte do seu tempo em Bruxelas, porque de facto é onde se realiza a maior parte do seu trabalho. E todos os meses se queixam quando têm de se deslocar a Estrasburgo para sessões plenárias.

Outras instituições estão sediadas no Luxemburgo, como o Tribunal de Justiça, e uma série de agências da UE estão espalhadas pelo continente.


Virginia Mayo




Links úteis

Partidos Políticos Europeus

Grupos políticos no Parlamento Europeu