Europeias 2024

PAN quer preservação dos rios na Europa

Ao nono dia de campanha, o cabeça de lista do partido às europeias, Pedro Fidalgo Marques, esteve no castelo de Almourol onde criticou as posições de vários adversários políticos sobre as alterações climáticas.

Loading...

O PAN diz que é fundamental a preservação dos rios na Europa. Numa ação de campanha em Santarém, Pedro Fidalgo Marques acusou outros partidos de negarem as alterações climáticas.

Do miradouro de Almourol são visíveis as consequências da seca. O castelo de Almourol, que em tempos estava cercado pelo Rio Tejo, agora está agarrado a uma das margens devido à falta de água fluvial, um problema que Pedro Fidalgo Marques quer travar a nível europeu.

"Todas as civilizações e a maior parte das cidades desenvolveram-se ao longo dos rios, isto porque os rios é que dão a vida, ou seja o alimento e a água. Por isso preservarmos os rios na Europa é fundamental para continuarmos a ter uma biodiversidade rica e para protegermos também as pessoas", garantiu.

Nesta viagem até Bruxelas, Pedro Fidalgo Marques quer agitar as água no que diz respeito às alterações climáticas, mas há uma muralha que separa a opinião deste cabeça de lista dos restantes partidos.

"Continuamos a ter forças politicas a dizer que se sentem desconfortáveis com o termo emergência climática quando este foi um termo aprovado tanto pela ONU como pelo Parlamento Europeu, inclusive pelos grupos europeus dessas forças politicas, que é o caso da Iniciativa Liberal. Temos outras forças politicas que negam as alterações climáticas, por isso é algo que temos de encarar e não podemos continuar a fechar os olhos e fingir que nada se passa", disse.

O PAN diz que tem na mira medidas para combater o problema, resta saber se os portugueses lhe darão voz para o fazer no Parlamento Europeu.