Mariana Mortágua lembrou este domingo que as eleições europeias não são um sufrágio "menos importante" e realçou que "todos os votos contam".
"Em Bruxelas, em Estrasburgo, decidem-se questões essenciais do nosso futuro. Não é uma eleição menos importante", disse, depois de ter votado na Escola Básica N.º1, na freguesia de Arroios.
Mortágua confessou que a abstenção é algo que a preocupa sempre e que, no caso destas eleições, "há uma tendência para as pessoas se afastarem um pouco do voto porque não percebem exatamente para que é que ele serve".
Sublinhou que estão em causa "questões que nos dividem sobre a guerra, sobre a paz, questões ambientais, igualdade, justiça" e lembrou que, nestas eleições, não existem os normalmente chamados "votos desperdiçados" e que "todos os votos contam para eleger a mesma lista de eurodeputados do mesmo partido".
Sobre a possibilidade de qualquer pessoa votar em qualquer mesa do país (e até fora), Mariana Mortágua elogiou este regime.
"Temos sempre dois valores em causa: votos tão facilitados quanto possível, mas tão seguros quanto possível. Sempre que possível, acho que se deve facilitar o voto e esta é uma das formas de o fazer. Se for possível, com segurança, aplicá-lo a outras eleições, acho que sim, é uma forma de trazer mais pessoas a votar".
Com LUSA