Europeias 2024

Costa é nome forte para o Conselho Europeu, mas Operação Influencer ainda paira no ar

Há meses que o nome do antigo primeiro-ministro circula em Bruxelas como o favorito ao lugar. Mas a investigação ligada à ‘Operação Influencer’ criou dúvidas sobre se teria condições para concorrer.

Loading...

Dois dias depois das eleições europeias, António Costa é já visto como o nome mais forte dos socialistas na corrida à presidência do Conselho Europeu. Conta com o apoio do chanceler alemão e da família socialista europeia. Mas as negociações ainda estão só a começar.

António Costa é o nome mais forte dos socialistas europeus e o apoio de Luís Montenegro dá-lhe balanço.

A SIC sabe que o chanceler alemão Olaf Scholz está com o antigo primeiro-ministro e deverá ser um apoio de peso. Montenegro deverá em breve encontrar-se com Emmanuel Macron. Quem apoia Costa espera que o presidente francês venha a ser um aliado.

Já Cotrim de Figueiredo, de passagem por Bruxelas, espera que Macron e os restantes líderes liberais no Conselho Europeu travem Costa.

André Ventura voa esta quarta-feira para Bruxelas para participar em reuniões com o grupo da extrema-direita identidade e democracia. E no parlamento europeu, Sebastião Bugalho, o cabeça de lista da AD, sem surpresa apoia o apoio de Montenegro a Costa.

Mas nem Cotrim, nem Bugalho votam para o presidente do Conselho Europeu. A escolha é exclusiva dos chefes de Estado e de Governo.

Operação Influencer não foi esquecida

Há meses que o nome de António Costa circula em Bruxelas como o favorito ao lugar. Mas a investigação ligada à ‘Operação Influencer’ criou dúvidas sobre se teria condições para concorrer.

Fontes ouvidas pela SIC consideram que ainda há riscos, mas outras dizem que não ser arguido lhe deixa caminho livre