Facto Político

Hugo Soares não se compromete com apoio a Marques Mendes: "PSD tem no conjunto dos seus quadros vários protagonistas"

Para o secretário-geral e líder parlamentar do PSD "é cedo para se anteciparem candidatos presidenciais" e até levanta a hipótese de não surgir nenhum militante social-democrata na corrida.

Loading...

Com a candidatura de Henrique Gouveia e Melo cada vez mais provável, as peças do xadrez presidencial não páram de se mover. Luís Marques Mendes parecia ser um dos favoritos a liderar uma corrida com o apoio do PSD - Luís Montenegro chegou mesmo a dizer que o comentador da SIC era um dos que melhor encaixavam no perfil que tinha inscrito na moção de estratégia que levou ao congresso -, mas o processo parece agora ter regressado à estaca zero.

“O PSD tem no conjunto dos seus quadros vários protagonistas para serem Presidente da República”, diz Hugo Soares em entrevista ao Facto Político da SIC Notícias.

Para além de Marques Mendes, também José Pedro Aguiar-Branco e Santana Lopes parecem estar a ponderar uma candidatura presidencial, mas se algum estiver à espera de um sinal do partido para avançar, talvez fiquem desiludidos:

“As candidaturas presidenciais emanam das pessoas que se propõem a candidatar. Imagine que não há nenhum militante do PSD a candidatar-se? É evidente que o PSD não poderia apoiar nenhum candidato”, diz Hugo Soares antecipando que este cenário é pouco provável.

A alegada falta de entusiasmo no último congresso do PSD para com Luís Marques Mendes é contrariada por Hugo Soares.

O também líder parlamentar do PSD fala na “quantidade de militantes que o quiserem cumprimentar” para logo depois desvalorizar o apoio interno: “O mais relevante para um candidato presidenciável não é o do partido, é o dos portugueses, isso é que é importante”.