Fórmula 1

F1: Leclerc bate Verstappen e conquista "pole" para GP do Azerbaijão

Esta foi a 19.ª pole position da carreira de Leclerc, primeira da temporada. A qualificação desta sexta-feira definiu a grelha de partida para a corrida principal, no domingo, com 51 voltas. Este sábado há corrida sprint.

Charles Leclerc, piloto da Ferrari
Charles Leclerc, piloto da Ferrari
Matthias Schrader

Charles Leclerc, da Ferrari, garantiu esta sexta-feira a terceira pole position consecutiva para o Grande Prémio do Azerbaijão, quarta prova do Mundial de Fórmula 1, que se realiza no domingo, em Baku.

Esta foi a 19.ª pole position da carreira de Leclerc, e primeira da temporada.

A Ferrari deu um salto em frente nesta prova, conseguindo melhorar nas curvas lentas, enquanto os Red Bull continuam a dominar em velocidade de ponta.

O piloto monegasco fez a sua melhor volta na derradeira tentativa, em 1.40,203 minutos, enquanto o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), segundo classificado e dominador da primeira fase da temporada, ficou-se por 1.40,391. O mexicano Sérgio Pérez (Red Bull) foi o terceiro, com o tempo de 1.40,495 minutos.

O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) foi o quarto, com 1.41,016 minutos, à frente do primeiro Mercedes, o do britânico Lewis Hamilton, que foi quinto, com 1.41,177. O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), que foi terceiro classificado nas primeiras três provas da temporada, foi o sexto mais rápido esta sexta-feira, com o tempo de 1.41,253 minutos, a mais de um segundo do mais rápido.

O GP do Azerbaijão marca a estreia do novo formato de corridas sprint, que será utilizado em seis das 23 provas da temporada.

Assim, no sábado disputa-se uma segunda qualificação (shootout), que vai definir a grelha de partida para a corrida sprint da tarde (17 voltas, correspondendo a um terço da distância da corrida principal).

A qualificação desta sexta-feira definiu a grelha de partida para a corrida principal, no domingo, com 51 voltas.

Max Verstappen chega como líder do campeonato, com 69 pontos, mais 15 do que o seu companheiro de equipa, Sérgio Pérez, que é segundo.

Acidentes provocaram duas interrupções

A qualificação foi interrompida por duas vezes, devido aos acidentes do neerlandês Nick de Vries (Alpha Tauri) e do francês Pierre Gasly (Alpine), ambos na curva três do circuito de Baku.