Fórmula 1

George Russell vence GP da Áustria... em casa da Red Bull de Max Verstappen

O piloto britânico da Mercedes venceu o GP da Áustria contra todas as probabilidades. A poucas voltas do final da corrida e numa disputa acesa para decidir o primeiro lugar, Lando Norris e Max Verstappen tocam um no outro. Esta é a segunda vitória de George Russell desde que venceu em 2022, o Grande Prémio do Brasil, no circuito de Interlagos.

George Russell vence GP da Áustria... em casa da Red Bull de Max Verstappen
Kym Illman

Aquela que parecia ser mais uma corrida sem grande emoção tornou-se numa das melhores da temporada de Fórmula 1. Se os primeiros minutos após a largada, colocaram Charles Leclerc da Ferrari nos últimos lugares da tabela, o final da corrida seria ainda mais imprevisível.

O vencedor do Grande Prémio da Áustria no emblemático Red Bull Ring parecia estar mais do que decidido - o tricampeão mundial, Max Verstappen, que tinha conquistado a 'pole position' na qualificação de sábado e vencido a corrida Sprint horas antes, nesse mesmo dia.

Ao seu lado, o piloto Lando Norris da Mclaren, atualmente em segundo lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, e desejoso de alcançar a segunda vitória da carreira desde que venceu o Grande Prémio de Miami em maio.

Em terceiro lugar, aquele que viria a ser o grande vencedor do Grande Prémio da Áustria contra todas as probabilidades. Com apenas uma vitória no seu currículo, conquistada há dois anos em Interlagos, o piloto britânico também sonhava em voltar a levar a Mercedes ao lugar mais alto do pódio.

Emoções à flor da pele? Só nas últimas dez voltas

Com uma corrida pouco emocionante, à excepção da briga doméstica entre os dois pilotos da Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon, o desfecho final era mais que óbvio. Até começar a briga pelo primeiro lugar entre Max Verstappen e Lando Norris.

A última ida às boxes, com os dois pilotos em simultâneo, ditou o destino das últimas voltas ao Red Bull Ring. Com um pitstop que correu mal para Verstappen, Norris conseguiu reduzir a sua distância para com o piloto da Red Bull para menos de três segundos.

Max Verstappen, tricampeão mundial e com inúmeros recordes no currículo, não descansou enquanto não impediu que o piloto da McLaren se aproximasse. Na volta 64 de 71 o impensável aconteceu - os dois monolugares de Max Verstappen e Lando Norris tocaram um no outro.

Ambos, com pelo menos um pneu furado, foram obrigados a voltar aos boxes. E se Max Verstappen ainda conseguiu voltar à corrida e garantir o quinto lugar, o piloto da McLaren foi mesmo obrigado a desistir.

O azar de uns é a sorte de outros

George Russell da Mercedes tornou-se assim o quarto piloto, nesta temporada, a vencer uma corrida e a desafiar o domínio de Max Verstappen. O piloto britânico junta-se assim a Carlos Sainz, Lando Norris e Charles Leclerc.

Em segundo lugar terminou o piloto da McLaren, Oscar Piastri que tinha visto a sua volta mais rápida, na qualificação, ser eliminada e que o fez passar de um P2 para um P7.

Ao seu lado ficou o piloto espanhol da Ferrari, Carlos Sainz, conquistando assim mais um pódio e fazendo aumentar a lista de potenciais equipas interessadas em tê-lo na próxima temporada de 2025.