Fórmula 1

Laura Müller sonhou com a Fórmula 1 e agora será a primeira engenheira-chefe na história da categoria

A engenheira alemã, que tem um longo currículo ligado ao automobilismo, será a primeira mulher a desempenhar o cargo de engenheira-chefe na história da Fórmula 1. Será responsável pelo desempenho do francês Esteban Ocon que se vai estrear ao volante do monolugar da Haas, no próximo ano, depois de ter sido dispensado da Alpine.

Laura Müller sonhou com a Fórmula 1 e agora será a primeira engenheira-chefe na história da categoria

A temporada de Fórmula 1 ainda agora terminou e já há novidades fresquinhas sobre o que podemos esperar na próxima época. Depois da Haas ter anunciado Esteban Ocon e Oliver Bearman como a nova dupla de pilotos para 2025, a equipa norte-americana escolheu Laura Müller para se tornar a primeira mulher a desempenhar o cargo de engenheira-chefe na categoria desde o seu ínicio na década de 1950.

A partir de 2025, Laura Müller será engenheira do francês Esteban Ocon que se junta à Haas depois de ter sido "dispensado" pela Alpine.

Graças a esta promoção, os fãs de Fórmula 1 vão passar a ouvir uma voz feminina nas transmissões de rádio dos pilotos. Durante as corridas é habitual ouvir-se algumas das interações entre engenheiros e pilotos como acontece com Max Verstappen e Gianpiero Lambiase ou Lewis Hamilton e Peter "Bono" Bonnington, dupla que chegou ao fim este ano com ida do britânico para a Ferrari.

Apesar de só ter começado a dar os primeiros passos na Fórmula 1 em 2022, quando chegou precisamente à Haas, Laura Müller já tinha um currículo de fazer inveja ligado ao automobilismo.

Na última década, a engenheira alemã passou pela Phoenix Racing GmbH como estagiária, Fórmula Renault 2.0 com a equipa Josef Kaufmann Racing e chegou à Hero Motocorp para assumir o cargo de engenheira de dados. Além dos dois anos que dedicou ao Campeonato do Mundo de Endurance (WEC), também trabalhou nas categorias LMP2, LMP3, DTM e GT3 até ingressar na Fórmula 1 como tanto sonhou.

Embora nesse seu sonho não fosse engenheira, mas piloto de Fórmula 1 e tivesse como principal "rival" o icónico Michael Schumacher, como confessou, no ano passado, em entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine.

Laura Müller será a primeira engenheira-chefe na Fórmula 1 e passa a integrar o núcleo de mulheres com papéis importantes na categoria.

Atualmente, Hannah Schmitz desempenha o cargo de engenheira mecânica da Red Bull e estrategista de renome responsável pelo domínio da equipa austríaca; Margarita Torres Díez é engenheira-chefe de powertrain na Mercedes; Bernadette Collins é chefe de estratégia de corrida da Aston Martin e Julie Coulter é engenheira de projeto da McLaren, que este ano venceu o Campeonato Mundial de Construtores, 26 anos depois da última conquista.