Fórmula 1

Lando Norris, o menino que acelerou até ao topo da Fórmula 1 e conquistou Portugal pelo caminho

O piloto britânico conquistou o seu primeiro título de Campeão do Mundo de Fórmula 1 na temporada de 2025, destronando Max Verstappen após quatro anos de domínio do neerlandês.

Lando Norris, o menino que acelerou até ao topo da Fórmula 1 e conquistou Portugal pelo caminho
Clive Mason

O nome Lando Norris já é sinónimo de sucesso na história da Fórmula 1. O jovem piloto da McLaren não é apenas um talento natural nas pistas, mas também uma figura que conquistou fãs em todo o mundo, incluindo em Portugal, onde a sua vida pessoal e profissional se entrelaçam com uma ligação especial.

Depois de anos de esforço, dedicação e uma forte rivalidade com os melhores da categoria, o piloto nascido há 26 anos em Bristol, no Reino Unido, finalmente alcançou o que muitos acreditavam ser impossível: o título de Campeão do Mundo de Fórmula 1.

A temporada foi marcada pela luta feroz contra o companheiro de equipa Oscar Piastri e o atual "rei" da categoria, Max Verstappen.

Bryn Lennon - Formula 1

Durante anos, a Red Bull e Verstappen impuseram um ritmo imbatível, com o piloto neerlandês a conquistar quatro títulos consecutivos (2021–2024). No entanto, a temporada de 2025 foi diferente.

Não foi Lewis Hamilton, não Charles Leclerc, mas sim Lando Norris a destronar o "monarca" da Red Bull.

Dos karts à Fórmula 1 foi um 'tirinho'

Norris desde jovem demonstrou uma paixão por corridas. Começou no karting aos sete anos e rapidamente se destacou, conquistando títulos como o Campeonato Europeu de Karting, em 2013.

No ano seguinte, entrou na Fórmula 4 britânica, sagrando-se campeão na temporada seguinte. Seguiu para a Fórmula Renault, em que ganhou o Campeonato Europeu em 2016, e depois para a Fórmula 3 e Fórmula 2, sempre mostrando grande potencial.

John Raoux

O seu desempenho na Fórmula 2 em 2018 garantiu-lhe uma vaga na Fórmula 1 com a McLaren em 2019, em que fez uma estreia impressionante, conquistando pontos e rapidamente se tornando um dos pilotos mais promissores.

Um sonho concretizado

Quando Lando subiu ao pódio pela primeira vez em 2020, o mundo sabia que era um dos maiores talentos da sua geração. Mas poucos poderiam prever que se tornaria, tão cedo, campeão mundial.

Rick Rycroft

Seis anos depois da estreia na maior competição de automobilismo do mundo, Norris não só conquistou o título da Fórmula 1, como o fez com uma exibição de maturidade que desafiou qualquer expectativa.

Um apoio incondicional

Lando vem de uma família que sempre o apoiou. O seu pai, Adam Norris, um empresário de sucesso, e a sua mãe, Carmen, têm sido fundamentais ao longo da sua jornada.

A família tem um papel importante na sua vida e na sua estabilidade emocional, permitindo-lhe manter o foco e a tranquilidade nas competições. Lando também tem três irmãos, Oliver, Flo e Cisca, que, embora não tenham seguido também o caminho no automobilismo, são igualmente importantes no apoio diário.

Scott Barbour

A ligação a Portugal: os romances que aquecem o coração

Enquanto Lando Norris se destaca pelas suas habilidades de pilotagem, também não passa despercebida a sua ligação com Portugal.

O piloto britânico teve um relacionamento com a modelo Luisinha Oliveira, que o aproximou ainda mais do público português. No entanto, é agora com a atriz e modelo Margarida Corceiro que Lando tem partilhado a sua vida pessoal.

Margarida Corceiro e Lando Norris
Getty Images

O romance entre ambos tem sido uma constantemente esmiuçado, especialmente pelo secretismo da relação. Depois dos passeios pelas ruas do Mónaco ou das férias na Comporta, Corceiro tem sido presença habitual no paddock da Fórmula 1.

O futuro... só a Norris pertence

Embora o título de campeão do Mundo seja, sem dúvida, o maior feito da sua carreira até hoje, muitos acreditam que este é apenas o início de uma era dourada para Lando Norris.

A sua juventude, aliada ao talento que o levou ao topo, estabelece-o como uma das figuras mais sólidas e dominantes da Fórmula 1.