Fórmula 1

Helmut Marko deixa a Red Bull após duas décadas no cargo de consultor

A Red Bull anunciou a saída de Helmut Marko, de 82 anos, após mais de duas décadas ligado à estrutura austríaca. O antigo piloto de Fórmula 1 teve um papel determinante na seleção e promoção de talentos como os pilotos Sebastian Vettel e Max Verstappen. Esta é já a quarta saída de peso da escuderia desde o ano passado.

O conselheiro sénior da Red Bull, Helmut Marko, na terceira sessão de treinos do Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1, em Bacu, Azerbaijão, no sábado, 20 de setembro de 2025.
O conselheiro sénior da Red Bull, Helmut Marko, na terceira sessão de treinos do Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1, em Bacu, Azerbaijão, no sábado, 20 de setembro de 2025.
Darko Bandic / AP

Os pneus ainda mal arrefeceram desde o final da temporada de Fórmula 1 e a Red Bull já anunciou a saída de um dos seus nomes mais influentes. Helmut Marko, de 82 anos, estava ligado à equipa austríaca há duas décadas e desempenhava atualmente o cargo de consultor de automobilismo.

Nas últimas duas décadas, o antigo piloto austríaco de Fórmula 1 foi o responsável pelo Programa Júnior da Red Bull, tendo desempenhado um papel decisivo na seleção e promoção de talentos para a categoria principal, entre os quais os futuros campeões mundiais Sebastian Vettel e Max Verstappen.

A sua influência estendeu-se tanto à Red Bull como à Racing Bulls, equipa satélite do grupo.

Contudo, o seu percurso na estrutura austríaca ficou igualmente marcado por várias polémicas e declarações controversas sobre pilotos dentro e fora da equipa.

Em 2023, viu-se obrigado a pedir desculpa ao então piloto da Red Bull, Sergio Pérez, após ter associado os desempenhos irregulares do mexicano à sua origem, comentário que gerou ampla reprovação. O piloto acabou por deixar a equipa no final do ano passado.

Mais uma saída de peso da Red Bull

A notícia surge dois dias depois de o tetracampeão mundial Max Verstappen ter perdido o quinto título da carreira para Lando Norris, da McLaren, por apenas dois pontos de diferença, colocando fim ao domínio do piloto neerlandês e da própria Red Bull, que marcou a modalidade nos últimos anos.

O piloto neerlandês recorreu às redes sociais para expressar a sua enorme gratidão por todas as conquistas alcançadas ao longo dos últimos anos.

Helmut Marko junta-se assim a outros dois nomes de peso que, nos últimos tempos, anunciaram a sua saída da Red Bull após longos anos de vínculo.

Em maio de 2024, Adrian Newey revelou que a sua relação com a equipa terminaria em janeiro deste ano, confirmando posteriormente a mudança para a Aston Martin a partir de 2026.

Meses depois, em agosto do mesmo ano, surgia a notícia de que o britânico Jonathan Wheatley iria deixar o cargo de diretor desportivo da Red Bull para se juntar à Audi, a partir de 2026.

Mas a maior “bomba” sobre a estrutura austríaca caiu em julho deste ano, com o anúncio de que o então chefe de equipa, Christian Horner, seria afastado após 20 anos no cargo.