A equipa norte-americana Haas foi a terceira a revelar a livery dos seus dois monolugares para a próxima temporada de Fórmula 1. O modelo, apresentado esta segunda-feira, dá ainda mais destaque à parceria da escuderia, sob a liderança do japonês Ayao Komatsu, com a marca Toyota Gazoo Racing (TGR), que expandiu a sua colaboração e passou a ocupar o lugar de patrocinadora oficial.
Num ano que será marcado por novas mudanças no regulamento, o monolugar da Haas apresenta um design predominantemente branco, em contraste com os logótipos da equipa, que surgem a preto nas laterais.
"Sinto quase que é um pouco surreal revelar um novo carro tão cedo no ano, mas isso não torna menos emocionante começar uma nova época de F1 – especialmente numa altura de mudança tão significativa nas regras", referiu Ayao Komatsu.
Em relação à época anterior, o patrocínio da MoneyGram, localizado no topo do monolugar, foi substituído pelo logótipo da Toyota Gazoo Racing (TGR). O esquema de cores branco, vermelho e preto, refletem a identidade já consolidada da equipa norte-americana de Fórmula 1.
A dupla de pilotos da Haas para esta temporada mantém-se com o francês Esteban Ocon, de 29 anos, e o britânico Oliver Bearman, de 20 anos, repetindo a formação do ano anterior. Em 2025, Ocon terminou o campeonato em 15.º lugar, com 38 pontos, enquanto Bearman, na sua primeira época na Fórmula 1, alcançou o 13.º lugar, somando 41 pontos.
"Estamos a expandir a equipa e a receber mais parceiros, e é muito sério a forma como estamos a entrar nesta temporada. Espero, e confio, que esta equipa nos dê uma excelente ferramenta para lutarmos na frente e pelos pontos", afirmou Esteban Ocon.
"Melhorei bastante o meu desempenho; senti que na segunda metade da temporada comecei a alcançar resultados realmente fortes com os quais fiquei muito satisfeito, e isso foi crucial para mim. Estou entusiasmado por continuar esse progresso este ano", acrescentou Oliver Bearman.
A Haas terminou o campeonato em 8.º lugar entre as 10 equipas, com um total de 79 pontos, descendo uma posição em relação a 2024, quando tinha ficado em 7.º lugar com apenas 58 pontos.
Red Bull aposta em 'Vettel vibes'
As duas primeiras equipas a revelar as suas liveries para a próxima temporada foram a Red Bull e a sua “irmã mais nova”, a Racing Bulls, anunciando a nova parceria com a histórica fabricante de motores Ford, encerrando assim a anterior colaboração, que durava vários anos, com a japonesa Honda.
Nas próximas semanas, as restantes equipas de Fórmula 1 vão continuar a apresentar os seus novos monolugares, à medida que se aproximam os testes pré-temporada em Barcelona e no Bahrein.

