O presidente do Conselho Europeu lembra o papel decisivo de Francisco Pinto Balsemão como empresário da comunicação social e como político, com destaque para a reforma constitucional de 1982. António Costa lembra a forma como dialogou com o PS: "Institucionalizou verdadeiramente a democracia civilista, pluralista, que hoje temos".
"Foi sempre muito interessado, sempre muito envolvido nas questões europeia e, apesar de adversários políticos, mantivemos sempre uma excelente relação, de enorme cordialidade, simpatia", refere o ex-primeiro-ministro.
"É uma perda grande, mas poucas pessoas deixaram uma marca tão relevante na História do país", sublinha o presidente da Conselho Europeu.
Francisco Pinto Balsemão morreu esta terça-feira, aos 88 anos, "de causas naturais" e "os seus últimos momentos foram acompanhados pela família", divulgou em comunicado a Impresa, grupo de comunicação social que fundou.
O velório de Francisco Pinto Balsemão realiza-se esta tarde, a partir dos 18:30 no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, onde terá também lugar, às 13:00, uma missa presidida por D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa emérito. O funeral será depois reservado à família.

