Manuel Alegre afirma que Francisco Pinto Balsemão "marcou profundamente a vida política e cultural portuguesa”. O histórico socialista destaca a ação “humana” do social-democrata.
Em declarações à SIC Notícias, Manuel Alegre diz guardar memórias da “boa convivência pessoal” com Francisco Pinto Balsemão. “Encontrávamos no Conselho de Estado e íamos almoçar juntos”, conta.
O socialista refere a “grande consideração” que tinha por Balsemão, como “pioneiro da luta pela liberdade” e pela “liberdade de imprensa”, ainda durante a ditadura e a censura.
Manuel Alegre destaca, além do percurso político de Francisco Pinto Balsemão, um dos fundadores do PPD e antigo primeiro-ministro, o percurso deste como “jornalista”.
“Não tinha uma visão conservadora do jornalismo. Queria sempre renovar, inovar e ir mais além”, nota.
Para o histórico socialista, Francisco Pinto Balsemão foi “um homem que marcou profundamente a vida política e cultural portuguesa - através da informação e da sua ação pessoal, política e humana”. “Amava profundamente a vida”, conclui.
Francisco Pinto Balsemão morreu esta terça-feira, aos 88 anos. Antigo primeiro-ministro e fundador do grupo Impresa, dono da SIC e do Expresso, foi uma figura central da política portuguesa e pioneira do universo jornalístico, deixando uma marca na democracia e nos media em Portugal.
