Furacão Dorian

República Dominicana emite alerta de furacão devido à tempestade Dorian

Ricardo Rojas

Tempestade tropical já entrou nas Caraíbas e é esperada entre hoje e quinta-feira na ilha Espanhola, também conhecida como ilha de São Domingos, composta pela República Dominicana, que ocupa cerca de dois terços do território, e o Haiti.

NOAA / HANDOUT

O alerta de furacão foi emitido em Samaná (nordeste) e na ilha de Saona (sudeste), um território que inclui Punta Cana, o principal complexo turístico do país.

O Gabinete Nacional de Meteorologia também emitiu alertas de ventos de tempestade tropical entre Samaná e Puerto Plata (norte) e entre a ilha de Saona e Punta Palenque, na província de San Cristóbal, a sudoeste de Santo Domingo.

As zonas em que o alerta foi emitido, de acordo com a declaração daquele gabinete, podem ser afetadas dentro de 48 horas ou menos por ventos fortes, ondas e inundações.

Antes da chegada da tempestade, o Governo da República Dominicana ordenou que todos os navios permanecessem no porto a partir da manhã de hoje, com banhos em praias ou rios a serem proibidos, bem como os desportos aquáticos ou atividades recreativas nas montanhas.

Com Lusa