Ganhar Dinheiro

Ganhar Dinheiro: dica da semana com Pedro Andersson sobre o crédito à habitação

Como poupar no dia a dia em várias despesas, como renegociar contratos com os bancos e as seguradoras ou até com o Estado. Todas as semanas, o jornalista Pedro Andersson traz uma dica para ganhar dinheiro. Para já, falamos de crédito à habitação.

Loading...

Como primeira dica, fica um lembrete: quem tem crédito à habitação pode contactar o banco até dia 2 de novembro para pedir uma simulação e ficar a saber quanto vai gastar menos reduzindo a euribor a 70%.

Em causa estão medidas para mitigar os custos do crédito à habitação que foram publicadas em Diário da República, quer o alargamento da bonificação de juros (em que o Estado paga parte dos juros do crédito à habitação, em algumas condições) quer a fixação da prestação do crédito à habitação durante dois anos, por um valor inferior ao atual.

Quem aceder a este mecanismo fica durante dois anos a pagar uma prestação mais baixa, uma vez que a prestação ficará indexada a 70% da média da Euribor a seis meses do mês anterior ao pedido feito pelo cliente.

Depois desses dois anos, nos quatro anos seguintes, a prestação assume o seu valor normal. Terminados estes quatro anos, as famílias vão pagar nos anos restantes do empréstimo o valor não pago enquanto beneficiaram da redução.

Os clientes vão poder pedir a fixação da prestação e os bancos não podem cobrar comissões pelo acesso a este mecanismo, segundo o decreto-lei publicado esta quarta-feira.