Gaza

Israel lança ataques aéreos sobre Gaza em retaliação a disparos de foguetes

A aviação israelita lançou durante a madrugada  de hoje 12 ataques na Faixa de Gaza, em retaliação pelos foguetes disparados  contra o sul de Israel, informaram fontes palestinianas. 

Fontes médicas informaram sobre a morte de uma criança palestiniana, que ficou gravemente ferida na terça-feira quando um foguete disparado contra Israel acabou por atingir Gaza (Reuters/ Arquivo)
© Mohammed Salem / Reuters

Os raides, que visaram campos de treino usados pelos rebeldes palestinianos,  provocaram dois feridos ligeiros, segundo indicaram as mesmas fontes à agência  noticiosa AFP. 

O Exército israelita confirmou a ofensiva aérea através de um comunicado,  em que afirma ter atingido cinco bases de lançamento de 'rockets' situadas  no norte de Gaza, assim como dois outros pontos nas áreas centrais e sul  da Faixa de Gaza. 

Os ataques ocorreram depois de militantes terem disparado cinco rockets' para o sul de Israel, dos quais um atingiu um descampado. Já dois foram  intercetados pelo sistema antimíssil israelita, enquanto os restantes dois  acabaram por cair no interior de Gaza. 

Entretanto, fontes médicas informaram da morte da criança palestiniana,  que ficou gravemente ferida na terça-feira quando um foguete disparado contra Israel acabou por atingir Gaza. 

A criança foi uma das quatro pessoas que ficaram feridas no incidente  de terça-feira. 

Nas últimas semanas tem-se verificado um aumento dos disparos palestinianos,  o que tem levado ao lançamento, quase todas as noites, de ataques aéreos  por parte de Israel.  

Desde o início do ano, os militantes da Faixa de Gaza já dispararam  mais de 200 'rockets' para o sul de Israel, segundo estatísticas do exército.

      Lusa