George Floyd

Homem negro abatido a tiro pela polícia em Atlanta

As imagens podem impressionar.

Um homem negro foi morto pela polícia em Atlanta, na sequência de uma luta em que a vítima terá agarrado o "taser" do agente e ter-lho-á apontado enquanto fugia.

A situação provocou novos protestos na cidade. A chefe da polícia demitiu-se e o agente que disparou foi despedido.

Incidente filmado por telemóveis de testemunhas

Oo tiroteio aconteceu na sexta-feira à noite à porta de um restaurante e foi filmado pelas câmaras de segurança e por telemóveis de testemunhas.

A polícia tinha sido chamada ao local devido a uma queixa de que um homem estava a dormir dentro de um carro num restaurante "drive-thru" (comprar comida sem sair do carro) e a bloquear a passagem de outras viaturas. O homem baleado foi identificado como Rayshard Brooks, de 27 anos.

O caso acontece numa altura de grande tensão nos Estados Unidos da América relacionada com a brutalidade policial, após a morte pela polícia de George Floyd, em Minneapolis, em 25 de maio. Atlanta foi uma das cidades, na sequência do caso, onde multidões estiveram nas ruas em protesto.

  • 2:03
  • Um Presidente sem tempo a perder

    Opinião

    Donald Trump foi o pior Presidente dos EUA em 90 anos. Joe Biden tem o maior desafio do último século americano - mas está, nestes primeiros dias, a mostrar que pode estar à altura do que a maioria clara lhe pede.

    Germano Almeida