Queda do BES

CMVM volta a suspender negociação de ações do BES

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários suspendeu hoje a negociação de ações do Banco Espírito Santo. Momentos antes, os títulos do banco tinham voltado a registar um novo mínimo histórico. Entretanto, foi feito mais um pedido de gestão controlada aos tribunais luxemburgueses para uma empresa do Grupo Espírito Santo, a ESFIL.

As ações do banco agora liderado por Vítor Bento voltaram a bater o  mínimo histórico, no dia em que a instituição vai divulgar os resultados  da atividade durante os primeiros seis meses do ano. 
© Rafael Marchante / Reuters

"O Conselho Diretivo da CMVM deliberou a suspensão da negocioção das ações do BES atè à divulgação de informação relevante sobre o emitente", explicou a CMVM em comunicado.

Essa informação relevante chegou minutos depois do fecho dos mercados, com o Grupo Espírito Santo a informar que "a ESFIL – Espírito Santo Financière S.A., detida a 100% pela ESFG, apresentou aos Tribunais do Luxemburgo o pedido de gestão controlada da empresa devido ao facto de esta não estar em condições de cumprir as suas 
obrigações no âmbito do programa do papel comercial, nem as obrigações relacionadas com as suas dívidas". 

Antes da suspensão, as ações do BES estavam a perder 40,3% para 0,12 euros, após terem fixado um mínimo histórico de 0,101 euros.