Governo

Ana Mendes Godinho, o perfil da (repetente) ministra do Trabalho

23.03.2022 20:48

LISBON, PORTUGAL – JANUARY 22: Portuguese State Secretary for Tourism Ana Mendes Godinho (C) listens to Secretary General of UN World Tourism Organization (UNWTO) Zurab Pololikashvili talking to journalists at the “Escola de Hotelaria e Turismo” (Hotel and Tourism School) during his first official trip since taking office, on January 22, 2018 in Lisbon, Portugal. Mr. Pololikashvili has been appointed as Secretary General for 2018 – 2021 by the 22nd UNWTO General Assembly. (Photo by Horacio Villalobos – Corbis/Corbis via Getty Images)

Ministra do Trabalho mantém-se mas perde uma secretaria de Estado.

Ana Mendes Godinho mantém-se como ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no novo Governo de António Costa, depois de mais de dois anos no cargo, marcado pela adoção de apoios no âmbito da pandemia de covid-19.

O ministério de Ana Mendes Godinho fica agora mais pequeno, com três secretarias de Estado – Trabalho, Segurança Social e Inclusão e da Ação Social – contra as anteriores quatro.

Ana Mendes Godinho assumiu a pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na anterior legislatura, em outubro de 2019, sucedendo então a Vieira da Silva, depois de ter sido secretária de Estado do Turismo, entre 2015 e 2019.

A ministra é licenciada em Direito, pela Universidade de Lisboa, e antes de chegar a secretária de Estado foi chefe de gabinete do secretário de Estado do Turismo dos governos de José Sócrates Bernardo Trindade.

Foi ainda diretora dos Serviços de Apoio à Atividade Inspetiva da Autoridade para as Condições do Trabalho, tendo, entre 2001 e 2005, sido inspetora do trabalho.

Ana Mendes Godinho passou ainda pelo Turismo de Portugal, onde foi vice-presidente, tendo também coordenado o curso de pós-graduação de Direito do Turismo na Faculdade de Direito de Lisboa. Ocupou também o cargo de representante de Portugal no Comité Técnico da ISO/Turismo.

Passou ainda pelo mundo empresarial, ocupando a vice-presidência do Conselho Geral do Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas e tendo sido administradora da Turismo Capital, SCR, e da Turismo Fundos, SGFII, SA. Foi ainda membro do Conselho Consultivo da Fundação Inatel.

A responsável pela pasta do Trabalho também tem experiência como consultora jurídica da Direção-Geral do Turismo.

SAIBA MAIS

Os ministros do novo Governo

Últimas Notícias