E vão duas: "chumbada" moção de censura ao Governo
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

Terminado

Governo

E vão duas: "chumbada" moção de censura ao Governo

O Governo voltou ao Parlamento para enfrentar uma nova moção de censura, desta vez apresentada pela IL. A discussão foi dominada por várias polémicas. Recorde os principais momentos de um debate, que antes de começar, já tinha um chumbo garantido.

Todo o direto

Obrigada por nos ter acompanhado

E vão duas: "chumbada" moção de censura ao Governo

SIC Notícias

O acompanhamento em direto na antena e ao minuto no site da SIC Notícias fica por aqui.

Obrigada por nos ter acompanhado.

"Costa sacudiu a água do capote para o Presidente"

E vão duas: "chumbada" moção de censura ao Governo

SIC Notícias

A critica foi proferida pelo líder do PSD, Luís Montenegro, à saída do Hemiciclo. Questionado sobre a polémica que envolve a nova secretária de Estado da Agricultura, o social-democrata repetiu que o “primeiro-ministro está sem capacidade de recrutamento”.

Mais. O “anúncio” feito pelo chefe do Governo durante o debate desta tarde, de que vai propor ao Presidente da República uma espécie de circuito de fiscalização para nomear governantes, Montenegro considerou que se tratou de uma “desresponsabilização” e de uma forma de António Costa “sacudir a água do capote para o Presidente”.

O líder do PSD, que assistiu ao debate na sala do partido no Parlamento, recuperou o famoso Diabo que surgiu com o PSD mas que agora é o PS quem muitas vezes a ele recorrer para atacar o maior partido da oposição. Porém, na opinião de Luís Montenegro, “o diabo hoje em Portugal está dentro do Governo, está na falta de coesão e espírito transformador deste Governo”.

Neste sentido, avisou, convém que “o Governo mude mesmo de vida ou os portugueses vão exigir que este Governo mude”. E “eu não tenho medo nenhum em ir a eleições, até tinha gosto de disputá-las com António Costa. O que não quer dizer que deseje ao meu país que se lance em menos de um ano num processo eleitoral”.

Questionado pela jornalista da SIC, Inês Timóteo, sobre se acha que a secretária de Estado da Agricultura deve sair, o líder social-democrata respondeu desta forma: “Se eu fosse primeiro-ministro não tinha convidado [para o Executivo] uma pessoa nestas circunstâncias”.

"Chumbada" (sem surpresas) moção de censura da IL ao Governo

E vão duas: "chumbada" moção de censura ao Governo

SIC Notícias

Com apenas 19 votos a favor, 79 abstenções e 126 votos contra, a moção de censura da IL ao Governo foi chumbada.

Toda a bancada socialista votou contra (119 votos), o PSD absteve-se (73), os 11 deputados do Chega votaram a favor, assim como os oito deputados da IL.

O PCP, como já se sabia, votou contra (seis votos), o Bloco absteve-se (cinco votos), assim como o PAN (um voto). Já o Livre (um voto) votou contra.

Nova secretária de Estado? Marcelo fala em evidente "peso político"

E vão duas: "chumbada" moção de censura ao Governo

SIC Notícias

Se soubesse o que sabe hoje nomeava Carla Alves para o Governo? A pergunta foi feita, ao final da tarde de hoje, ao Presidente da República que reconheceu ser um "peso politico".

“É evidente que politicamente é um peso negativo”, admitiu o chefe de Estado que comentou ainda a proposta anuncia pelo primeiro-ministro no Parlamento.

O que acha sobre a criação de um circuito de fiscalização na nomeação de governantes? “Temos de ver soluções” mas, defendeu, esse “escrutínio tem de ser feito antes do Governo propor nomes”. Até porque “o Presidente não pode substituir o primeiro-ministro”.

Sem ser tema, ministério de Maria do Céu esteve em destaque

Ministra em silêncio

Loading...

O dia ficou marcado pela polémica que envolve a nova secretária de Estado da Agricultura. À chegada à AR, a ministra da tutela remeteu-se ao silêncio, mal sabia que um dos temas da discussão no Hemiciclo seria dominado precisamente pela nomeação de Carla Alves.

"Nós cumpriremos a nossa missão, assim o faça também a oposição"

E vão duas: "chumbada" moção de censura ao Governo

SIC Notícias

E vão duas: "chumbada" moção de censura ao Governo
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

Cabe à ministra da Presidência encerrar, em nome do Governo, o debate na Assembleia da República, salientando que: “Nunca nem no passado, nem hoje, o Governo se escondeu atrás da conjuntura”.

“O Governo tem um caminho e fez aquilo que lhe competia: dar uma resposta ao presente sem nunca descurar o futuro”, afirmou, referindo-se a um caminho de "resposta aos problemas com que os portugueses se deparam no dia a dia"

“Nós cumpriremos a nossa missão, assim o faça também a oposição”, conclui Mariana Vieira da Silva.

"Tudo o que ganhou, declarou": António Costa não vai demitir a nova secretária de Estado

Loading...

Em resposta ao Bloco de Esquerda, o primeiro-ministro diz que o Ministério Público já investigou tudo e apenas o marido de Carla Alves foi acusado.

Apesar da "guerra do trono socialista", PSD diz que "não é tempo" para eleições

Este é o tempo de o “Governo regressar ao país real e governar”, defendeu o maior partido da oposição.