Guerra no Médio Oriente

Aviso: imagens violentas

“Estão a festejar? Aproveitem, enquanto morremos”: Gaza entrou em 2025 sob ataque

As autoridades de Gaza confirmam a morte de várias pessoas, na maioria mulheres e crianças, nas últimas horas. Alertamos para a violência das imagens.

Loading...

Em Gaza, não houve tréguas na passagem de 2024 para 2025, com vários ataques israelitas de norte a sul do território.

“Estão a festejar? Aproveitem, enquanto morremos. Há um ano e meio que estamos a morrer”, lamenta um homem que carrega o corpo de uma criança morta.

As autoridades de Gaza confirmam a morte de várias pessoas, na maioria mulheres e crianças, nas últimas horas. Isto numa altura em que a guerra de quase 15 meses se prolonga pelo ano novo e sem fim à vista.

“Esperamos ver o dia em que a paz chegará. Queremos experimentar a paz que outras pessoas em todo o mundo desfrutam. É um sonho ver a paz”, dizem.

A chegada do inverno, com chuva intensa e temperaturas baixas, aumenta o sofrimento de milhares de deslocados a viver em abrigos temporários. Nos últimos dias, as tempestades arrasaram tendas e inundaram hospitais.

Alagados ou transformados em campos de batalha, os hospitais têm sido um dos alvos preferenciais do exército israelita.

Num relatório, a ONU diz que, por isso, o sistema de saúde de Gaza está à beira do colapso total, com efeitos catastróficos para a população. Já o representante permanente de Israel na ONU diz que o relatório é fabricado.